aifia-pt - Re: [AI] Identificar necessidades dos usuários - Perguntar? Observar?

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Robson Santos" <interfaceando AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Identificar necessidades dos usuários - Perguntar? Observar?
  • Date: Thu, 8 May 2008 00:43:28 -0300

Oi, Karine! Tudo bem?

Li seu post e me parece que você sabe bem o que diz ;-)

Esse é um tópico que me atrai, pois gosto de estudar metodologia.
Creio que não exista método, técnica ou instrumento para coleta da
dados perfeito. E creio também que não exista isenção nem
imparcialidade na pesquisa. O método científico tradicional tenta, por
meio de controle de variáveis, testes em coletas quantitativas etc.
minimizar o percentual de "subjetividade".

Buscar opinião dos usuários por meio de entrevistas ou grupos de foco
é valido? Certamente que sim! Tão válido quanto a observação em campo
ou em laboratório. Acredito que existem dois aspectos fundamantais:

1. É necessário conhecer os métodos e técnicas e saber seu potencial e
limitação. Isso permite que se lance mão daqueles que forem adequados
em determinada situação.

2. Também é preciso ter clareza do que se pretende descobrir e qual o
problema a ser solucionado.

Métodos de observação e de inquirição podem e devem ser utilizados em
conjunto, para obter informações de naturezas diferentes e
complementares.

Grande beijo, Karine!

Nos veremos em breve no Recife, hein?

Robson Santos