aifia-pt - RES: RES: [AI] Re: AI pra que?

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "edson rufino de souza" <edson AT edsonsouza.com.br>
  • To: <listas AT matrizweb.com>, 'Arquitetura da Informação em Português' <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Cc:
  • Subject: RES: RES: [AI] Re: AI pra que?
  • Date: Thu, 26 May 2005 13:18:36 -0300

caro cassiano,

infelizmente tenho que discordar de você. penso de maneira diametralmente
oposta a você, mas não seria chato pensarmos todos iguais? :-)

em primeiro lugar, acredito ser importante lembrarmo-nos de um pequeno
detalhe: projetamos sistemas interativos que serão usados por pessoas.
assim, o processo de criação não é um pensar editorial: este deveria ser
direcionado, desde o início, pelo que o usuário quer daquele sistema e pelas
maneiras com que gostaria de interagir com o mesmo.

para mim que tenho estudado bastante o design centrado no usuário, foco de
um curso de pós-graduação em design de interfaces que estou cursando, soa no
mínimo absurdo ouvir falar em "'ditadura' do design centrado no usuário".
nós somos profissionais, e projetamos não segundo nossos desejos, mas para
atender a uma função, a uma necessidade.

as duas únicas ditaduras no processo projetual são o
design-centrado-no-cliente e o design-centrado-nas-minhas-idéias, que é o
caso dos designers-artistas. como brinca um amigo meu: "design é muito
legal, o problema são as pessoas". sem dúvida, tudo fica muito mais fácil
sem olharmos para quem vai usar o que estamos fazendo.

pensar no usuário é cumprir com nossa função e fazer com que usuários
interajam de forma eficaz e eficiente, proporcionando a ele uma experiência
realmente satisfatória.

é isso, que o debate cresça para que cresçamos junto com ele.

um forte abraço,

edson rufino de souza
design | acessibilidade | usabilidade