aifia-pt - Re: RES: [AI] Re: AI pra que?

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Fred van Amstel <usabilidoido AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação em Português <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: RES: [AI] Re: AI pra que?
  • Date: Thu, 12 May 2005 17:41:54 -0300

> já disseram aqui, eu vejo a AI mais como uma filosofia de vida (exajerei :-)
> ) que um simples conjunto de técnicas.

Essa visão mais ampla é dada pela Ciência da Informação, a mãe da
Arquitetura da Informação, Biblioteconomia, Gestão da Informação e
outras disciplinas.

> É ai que entra a AI. Uma coisa é organizar as coisas para você, outra é
> organizar para para outras pessoas. Ao organizar para outros você precisa
> entender suas necessidades, comportamentos e linguagem. É nesse ponto que
> entra a filosofia e isso se aplica tanto a coisas pequenas quanto grandes.

Pegou no ponto. Porém, não diria filosofia, mas de fato é uma postura
que vai além da mera execução de técnicas.

> Vou citar um exemplo pequeno.

Caramba! Esse exemplo não tem nada a ver com AI, ou você estende essa
filosofia de AI até para isso?

A meu ver, isso é domínio da Comunicação (PP), que possui outro
referencial teórico e metodologia.

> site. Wurman tem um livro chamado Information Architects só exemplos de
> aplicações da AI em diversas áreas. Vai desde um pequeno mapa de metro até o
> lay-out de um grande museu. Passa por imagens para diagnóstico médico,
> diversos materiais gráficos e até um site.

Ei peraí, Wurman é um designer (com formação em arquitetura) que se
auto-intitulou Arquiteto da Informação para salientar a diferença
entre seu trabalho, mais preocupado com a estrutura, do designer
tradicional, mais preocupado com a beleza.

Porém, ele deveria ter usado o termo existente Designer da Informação,
que já contava com autores de peso como Tufte. Aliás, é interessante o
fato dele não citar os trabalhos de Tufte no referido livro.

Design da Informação é uma disciplina que estuda como maximizar o
entendimento de diagramas, gráficos, infográficos, tabelas,
sinalização pública, e inclusive, interfaces interativas.

Um seguidor do Wurman, o Nathan Shedroff juntou isso ao campo de
Interação Humano-Computador e tirou um terrível Design da Interação e
Informação.
http://www.nathan.com/thoughts/unified/

Só alguns anos depois do livro do Wurman é que o pessoal começou a
usar o termo para definir esse pessoal que veio aplicar alguns
conceitos da Biblioteconomia (LIS) no meio Web.

Mas a disciplina Design da Informação ainda existe e tem bom
desenvolvimento acadêmico e no mercado. Na prática, ela serve de
especialização para um Designer Gráfico egresso da graduação.

Design da Informação e Arquitetura da Informação compartilham
objetivos similares, mas suas raízes são bem distintas. Design Gráfico
tem muito pouco a ver com Biblioteconomia.

É possível que no futuro elas se juntem como preconiza o Shedroff, mas
por enquanto ainda crescem separadamente.

.
.{ Frederick van Amstel }. Curitiba ´´ PR
¶ ...''''''''''|| www.usabilidoido.com.br
.
ICQ 60424910 / MSN van_amstel AT hotmail.com
. jornalista www.flashmasters.com.br
. colunista www.webinsider.com.br