aifia-pt - RES: [AI] Re: AI pra que?

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: reis <reis AT guilhermo.com>
  • To: Arquitetura da Informa��o em Portugu�s <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: RES: [AI] Re: AI pra que?
  • Date: Thu, 12 May 2005 13:45:41 -0400

Estou adorando a discussão. Vou dar os meus palpites também.

Quando nós pensamos em AI na web, pensamos nos quatro componentes fundamentais (Sistemas de Organização, de Navegação, de Rotulação e de Busca) e em todas as técnicas existentes para construí-los (vide o livro do urso polar). Quanto maior é o site, mais trabalhoso é o projeto e são nesses casos em que as técnicas apresentam melhores resultados. Porém, como outros já disseram aqui, eu vejo a AI mais como uma filosofia de vida (exajerei :-) ) que um simples conjunto de técnicas.

Organizar todo mundo sabe. Essa é uma habilidade natural dos seres humanos usada para simplificar nossos processos cognitivos, nossa memorização e facilitar nossa interação com o mundo. Desde pequenos nossas mães nos ensinaram a organizar nossos quartos e nossas professoras nos ensinavam a organizar nossos cadernos. Mas se todo mundo sabe organizar, porque os sites pessoais, blogs e fotologs normalmente são tão desorganizados ?

É ai que entra a AI. Uma coisa é organizar as coisas para você, outra é organizar para para outras pessoas. Ao organizar para outros você precisa entender suas necessidades, comportamentos e linguagem. É nesse ponto que entra a filosofia e isso se aplica tanto a coisas pequenas quanto grandes.

Vou citar um exemplo pequeno. Imagine que você tem de montar a chamada em banner para vender um financiamento em um banco. A primeira idéia seria "Precisa de financiamento ? Venha no Banco X". Bem, se você estudar um pouquinho as necessidades e o comportamento dos usuários, você vai perceber que ninguém gosta de fazer financiamento, de pedir dinheiro emprestado. Ninguém acorda de manhã e diz: "Meu sonho é fazer um empréstimo. Estou louco para ter uma conta para pagar todo mês." Além disso financiamento não é um termo muito comum para a massa da população.

As pessoas normalmente pedem um empréstimo porque desejam comprar algo. Assim, ao invés de organizar a informação pelo nome do produto (Financiamento), organize-a pela necessidade do seu usuário (produtos que ele pode comprar). Com isso a chamada do banner pode ser: "Quer comprar um carro ? O Banco X empréstima para você."

Ao pensarmos AI como filosofia fica mais fácil de entender porque ela é uma meta-disciplica e porque existe tanta sobreposição dela com outras disciplinas como a Usabilidade, a Cognição, a Ciência da Informação e a Linguística. Todas essas disciplinas  possuem ferramentas para ajudar a entender o comportamento, as necessidades e a linguagem dos usuários. O que a AI está fazendo é juntar pedaços de cada uma delas para criar seu próprio campo.

Lembrem-se que a AI não se limita a web, aliás ela já existia antes da web. Ela tem aplicações grandes e pequenas que vão muito além das páginas de um site. Wurman tem um livro chamado Information Architects só exemplos de aplicações da AI em diversas áreas. Vai desde um pequeno mapa de metro até o lay-out de um grande museu. Passa por imagens para diagnóstico médico, diversos materiais gráficos e até um site.

Por que a AI pode ser aplicada em tudo isso ? Por que, como o próprio Wurman disse, seu objetivo Ã© "tornar o complexo claro."