aifia-pt - Re: RES: [AI] Re: AI pra que?

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: reis <reis AT guilhermo.com>
  • To: Fred van Amstel <usabilidoido AT gmail.com>, Arquitetura da Informa��o em Portugu�s <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Cc:
  • Subject: Re: RES: [AI] Re: AI pra que?
  • Date: Fri, 13 May 2005 14:26:36 -0400

> Pegou no ponto. Porém, não diria filosofia, mas de fato é uma postura
> que vai além da mera execução de técnicas.

Gostei de postura. Excelente rótulo, melhor que folosofia. Consulte sempre um Arquiteto de Informação ! :-)

> Caramba! Esse exemplo não tem nada a ver com AI, ou você estende essa
> filosofia de AI até para isso?
> A meu ver, isso é domínio da Comunicação (PP), que possui outro
> referencial teórico e metodologia.

E por que não seria Marketing ou Linguística ou Cognição ou Usabilidade ou Design Centrado no Usuário ? Cada uma delas também tem um referencial teórico e metodológico próprio. AI é uma meta-disciplina e é muito nova para ter fronteiras tão bem definidas. A própria Comunicação, que se define como disciplina a muito mais tempo, ainda tem muita sobreposição com a Sociologia e a Linguística.

AI é um campo que está se formando e como tudo na vida buscando apoio no que já existe (ainda bem que não está reinventando a roda). O que eu acho importante, especialmente na prática do dia-a-dia, é aplicar a postura. Concordo que o exemplo foi muito pequeno, mas a minha intenção era mostrar como essa postura pode ser aplicada em diversas coisas.

> Ei peraí, Wurman é um designer (com formação em arquitetura) que se
> auto-intitulou Arquiteto da Informação para salientar a diferença
> entre seu trabalho, mais preocupado com a estrutura, do designer
> tradicional, mais preocupado com a beleza.

A especialidade do Wurman sempre foi design de material gráfico e nesse ponto concordo com você que ele poderia ter utilizado o termo "Designer da Informação". Na verdade ele criou o termo "Arquitetura da Informação" por causa da sua formação em arquitetura. Ele lançou o termo pela primeira vez em um congresso de arquitetura, para arquitetos. Nada mais justo que chamar o trabalho dele de arquitetura. Se ele tivesse feito engenharia, chamaria de "Engenharia da Informação". :-)

A meu ver isso não diminui o trabalho dele, que aliás buscou aplicar esse conceito em vários outros campos não se limitando apenas ao material gráfico.

> Porém, ele deveria ter usado o termo existente Designer da Informação> ,
> que já contava com autores de peso como Tufte. Aliás, é interessante > o
> fato dele não citar os trabalhos de Tufte no referido livro.

Ele cita o Tufte no seu outro livro: Ansiedade da Informação. Nesse livro o Wurman cita 5 esquemas básicos de organização da informação que possuem uma forte sobreposição com os esquemas propostos pelo Rosenfeld & Morville (livro do urso branco). Pelo livro parece que esses esquemas são criação dele, mas acho que ele se inspirou na Ciência da Informação e Biblioteconomia.

> Só alguns anos depois do livro do Wurman é que o pessoal começou a
> usar o termo para definir esse pessoal que veio aplicar alguns
> conceitos da Biblioteconomia (LIS) no meio Web.

Sim, foram o Rosenfeld & Morville que possuem formação em Ciência da Informação (acho que ambos são doutores na área). Eles tem uma certa rixa com o Wurman, que na minha opinião é muito mais marketing que outra coisa. Um querendo se firmar sobre o outro. Para a mim a origem do termo é do Wurman, ele iniciou o trabalho. O Rosenfeld & Morville estão fazendo um excelente trabalho em trazer esses conceitos para web e aplicar teorias da Ciência da Informação, mas eles não tem o direito de se apropriar da autoria do termo.

> Design da Informação e Arquitetura da Informação compartilham
> objetivos similares, mas suas raízes são bem distintas. Design Gráfic> o
> tem muito pouco a ver com Biblioteconomia.
> É possível que no futuro elas se juntem como preconiza o Shedroff, mas
> por enquanto ainda crescem separadamente.

Concordo. A Arquitetura de Informação tem uma forte preocupação com a apresentação da informação para o usuário e nisso o design gráfico pode ajudar muito. Meta-disciplina é isso. O que eu defendo é qu eo arquiteto de informação tem sempre de buscar uma formação multi-disciplinar, ter a mente aberta. Definir e separar as teorias é trabalho de cientista. O nosso é usar todas as ferramentas possíveis para entregar a informação ao usuário da melhor forma possível.

Abraços,

www.guilhermo.com