aifia-pt - Re: [AI] Avaliação Cooperativa: $$

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Rafael Xavier <rafaelxavier AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Avaliação Cooperativa: $$
  • Date: Wed, 2 Apr 2014 15:29:55 -0300

Oi Leonardo, segue menção a lei: "...devido ao contexto socioeconômico dos usuários, é possível fornecer ajuda de custo para cobrir possíveis gastos com transporte e lanche. Segundo a Lei 9.608 (BRASIL, 1998) é proibido remunerar atividade voluntária...". Se as empresas querem tabelar e tornar algo mais monetário, eu não concordo. Acho que pode corromper o ideal do teste e até mesmo fugir do perfil, afinal, tem "n" casos de voluntários que chegam nos testes e sequer fazem jus ao perfil analisado, mas saem feliz com o dindin no bolso.

Oi Marjolein, eu gosto mais dessa linha, ou seja, ajudar o usuário e não "pagar" por ele. Eu sempre procuro seguir isso. Na empresa que eu trabalho deram vales para um grupo de voluntários. Já fiz testes que um brinde atendeu sem problemas.

[ ]s

Leonardo e Rafael,

Ouvi que no Brasil os usuários recebem um valor +/-  R$ 100 -150 em dinheiro para uma (1) hora de teste e ouvi valores mais altos.

Eu sou de ´lá fora´ (Países Baixos) e tenho experiência de organizar testes de usabilidade. Em geral o usuário Não recebe um valor em dinheiro, mas nada (sim, nada). OU ele/ela recebe um cupom de 20-40 euros para uma (1) hora de teste. O cupom pode ser trocado numa loja de livros ou algo semelhante. As vezes tem reembolso do custo de transporte, mas em muitos casos não.

Então, a vida de usuário de teste é boa no Brasil  ;)

Até,
Lein

Me corrijam se estiver errado, mas acho que é proibido por lei pagar ações de voluntariado, afinal, um usuário está ali para um teste de boa vontade e não pela grana... Pelo menos deveria ser assim.

Isso vale aqui pro Brasil e por isso as empresas lá fora pagam aos usuarios em cash.

O certo seria oferecer ajuda de custo (passagem, almoço, lanche), brindes, vale-presente, etc. Normalmente isso funciona e fica menos "ordinário" onde a pessoa vai somente pelo dindin. Algumas empresa aqui fazem isso, principalmente em pesquisas acadêmicas.

Meus 0,20 :-)

Abs
Rafael Xavier