aifia-pt - Re: [AI] Facebook...

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Xandre Lima <llc.alexandre AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Facebook...
  • Date: Sat, 14 May 2011 02:03:14 -0300

Olá Guilherme,

A minha afirmação foi mais uma opinião baseada em uma pesquisa etnográfica da qual participei, como apoio, em outra empresa que trabalhei em 2010. Foi uma entrevista na casa das pessoas com uma amostra de 26 sendo a maioria de classes C e D (do Rio de Janeiro). Também foi feita uma pesquisa rápida por telefone sobre hábitos de celular e internet com cerca de 400 pessoas de estados variados (supervisionada por um amigo sociólogo).

Na empresa em que estou no momento fizemos uma pesquisa para outro cliente e outro tipo de serviço com uma amostra de 13 pessoas de classes A e B (em testes e entrevistas de tipos variados), que incluiram perguntas sobre redes sociais (individuos de vários estados).

Sei que as amostras são pequenas, mas visto os resultados destas pesquisas, a partir do nosso próprio uso do Facebook e mais as discussões com amigos, creio que a maior parte desses 18 milhões citados no Socialbakers seja das grandes metrópoles, principalmente Rio e São Paulo (o Socialbakers não cita estados ou regiões). Não tenho dados para te explicar o porquê da concentração nestas áreas e não acho que alguém esteja fazendo pesquisas para validar isto no momento... As classes A e B, na minha interpretação dos dados, usam mais pois seus amigos migraram e eles querem "seguir o grupo"...

O número de usuários está crescendo sim e muito, mas não acho que está sendo adotado com facilidade visto as próprias características do povo que prefere o boca-a-boca e a proximidade do grupo (se ninguém migra, para que eu vou embarcar em uma tendência onde meus amigos não estão?). Entrevistamos pessoas antenadas de outros estados que não conheciam o Facebook, ou criaram perfil mas quase não entraram ou conheciam mas ignoravam por já usarem outras redes.

No caso dos meus amigos em particular, muita gente entrou no Facebook por que a maioria de seus conhecidos estavam migrando de plataforma. Enfim, acho que ninguém vai pesquisar isto efetivamente a nível Brasil, mas acho importante entender os conceitos por trás disso, por que a migração, por que acontece mais rápido em alguns estados, que conceitos novos tornam a mudança interessante, etc. Claro, com amostras maiores seria bem melhor.

Importante ressaltar que "classes A e B" não significa só poder aquisitivo, existem outras variáveis para esta classificação que incluem por exemplo grau de instrução, acesso a informação, aparelhos que possui, entre outras coisas. Conheci pessoas na pesquisa que moram em áreas pobres de Bangu mas que têm NET, Velox, PS3, Facebook, Twitter, etc, portanto quem ainda confunde classes com dinheiro, esqueça esta idéia.

Abraço,

Alexandre Lima (@xandrelima)
Interaction Designer & Information Architect

Look for "Xandre Lima" on Google.com
http://www.uxhappens.blogspot.com