aifia-pt - Re: [AI] Web vs desktop

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Paulo Ries <paulories AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Web vs desktop
  • Date: Fri, 8 Apr 2011 17:47:44 -0300

Acredito que a questão não seja exatamente apenas se haverá barra de rolagem ou não.

A análise da aplicação deve tratar de outras verificações para definir a melhor maneira de utilizar a interface.

Em alguns casos de uso, pacotes ou sistemas simples pode ser viável uma interface que encaixe em 1024 x 768. Porém, dependendo do diagrama de casos de uso, o tamanho dos formulários pode ocasionar em barra de rolagem.

É importante lembrar que nem todo fluxo se resolve utilizando um agrupamento em abas. Pode ser preciso exibir diversas informações na tela ao mesmo tempo, agrupadas por fieldsets, por exemplo.

Não seria ideal nesta fase propor a maneira de se criar a interface, mas apenas após o levantamento de requisitos, análise do fluxo de navegação, etc.

Outro fator importante é a verificação se o projeto de interface atenderá apenas um sistema ou se haverá a criação de um padrão de aplicação de interface, chamada no RUP de GUI - Graphic User Interface. Esse padrão já deve prever uma flexibilidade maior de telas, quantidade de campos e funcionalidades. Minha sugestão, ainda, seria torná-lo um pouco flexível para permitir a evolução constante, especialmente após a identificação de melhorias ou novas funcionalidades.

Digo isso pois aqui no FNDE criamos a versão 2.0 e atualmente trabalhamos com um release 2.0.15, onde integramos alguns elementos para melhorar ainda mais a UX.

Bom .. são idéias e experiêcias que temos vivido por aqui e espero ter contribuído :D

Abs