aifia-pt - Re: [AI] site do Multishow

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Wander Vieira <wander AT interatiwa.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] site do Multishow
  • Date: Wed, 17 Nov 2010 17:46:53 -0200

Antes de qualquer coisa, não estou mais na Globosat.
Minha palavra, mesmo que eu estivesse lá, não seria uma defesa da corporação.
Procure o Irineu Marinho, ele pode falar pela empresa, mas eu posso falar sobre minha experiência lá.

Wander, de maneira alguma eu chamei pra briga. O que você escreveu foi totalmente relevante, obrigado pela elucidação, mas vamos aos pontos:

1 - toda e qualquer informação sobre a grade de programação deveria ser relevante (lista de episódios, diretores, elenco, sinopse, no mínimo), não somente o dia em que tal programa vai ao ar ;

R: O conteúdo de todos os programas é variado, depende das produtoras, e não há tempo nem mão de obra para isso. Se você se interessa por um programa, deve assisti-lo, senão tem trechos dos vídeos nas páginas de todos os programas.

2 - eu posso não estar com tempo disponível para assistir o programa, principalmente via web, numa tela pequena, sem resolução, e quero apenas saber sobre o que foi o episódio do dia (tratando-se de teledramaturgia ou não);

R:
Praticamente todos os programas são reprisados, e a página de programação é a mais acessada de todos os canais. Por isso priorizamos o dia em que tal programa vai ao ar, a demanda REAL é essa, acompanhávamos as visitas diariamente.

A grande maioria dos episodios têm trechos (em vídeo. Texto gasta mais gente - e dinheiro) que são disponibilizados depois da última apresentação na TV, por motivos óbvios.

Se tem uma tela pequena, melhor ver um vídeo a ler um resumo. Muito mais cômodo e passivo.

Você tem amigos que assistem ao programa também?
Pergunte a eles, serão opiniões muito mais válidas. Eu valorizo muito mais a opinião de amigos sobre entretenimento do que a resenha de um jornal.

Justamente para que estas conversas aconteçam é que a Globosat está investindo em projetos "fora da caixa" pra agrupar opiniões dos telespectadores que contarão as histórias de outras formas, enriquecendo o debate de fato.

Não sei o quanto vc considera a opinião do Luli Radfahrer, mas ele foi a uma palestra do henri Jenkins onde esse assunto foi bem discutido. Tem um resumo aqui: http://www.luli.com.br/2010/07/16/convergencia-e-alienacao-i/

3 - sim, eu posso assistir todos os créditos do programa até o final para saber o nome da produtra, mas e se não puder por qualquer que seja o motivo? O que custa colocar no site a informação básica "programa produzido por X" e um link para a produtora?

Esta informação só é relevante para quem está no mercado de produção ou publicidade, acha mesmo que gastaríamos espaço com isso?
Se você está no mercado, terá esta informação por outros meios.
Lá na Globosat, menos é mais. Já temos que brigar muito com os formatos publicitários que nos tomam várias partes das telas (mas são nosso ganha pão)

4 - eu não sei o que você chama de coisas mais úteis e relevantes para se colocar num site, mas atualmente nada ali é útil ou relevante. Você citou o CartolaFC (é um joguinho, né?). Pois bem: para se jogar esse joguinho eu tenho que ter um mínimo de informações, como placar das partidas, notícias sobre os atletas, técnicos, a dança das cadeiras no campeonato... Imagina não ter nada disso no site do SPORTV e somente a data das partidas, sem mesmo o placar! Não concorda que o site iria estar super incompleto? Isso falando apenas de futebol, né?

Me desculpe se não é útil para você, temos relatórios estatísticos para adequarmos nosso conteúdo à maioria.
Não não pra agradar a gregos e troianos.
Falando apenas de futebol não. Falando de Organizações globo.
Não sei se você conhece o globoesporte.com, lá tem estas informações.
A experiência maior no SporTV é em vídeos e em discussões.
Como você não é um dos mais de 600 mil que brincam com este "joguinho" não deve saber que na home do "joguinho" você pode discutir as escalações (que são liberadas minutos antes das partidas) mas quem joga gosta, sabe, e volta sempre. Escalando seus 11 jogadores e técnico a cada rodada do brasileirão.
Não creio ter que me estender nesse assunto, prefiro discutir com quem entende de cartola e joga.

Entendo que TV e Internet são mídias distintas, mas acredito que ambas se complementam. E o site do Multishow atual em nada complementa o canal. Minha opinião. Fique livre para rebate-la.

Mais que pensar em mídias distintas, devemos pensar em experiências distintas.
Se um deve complementar o outro, estas informações qu você procura estão na TV, a experiência na web deve ser outra.
Gosta de música? Assiste ao TVZ no multishow? conhece o www.toptvz.com.br é disso que estou tentando falar.