aifia-pt - Re: [AI] Alternativa para o botão "Voltar" do navegador

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Gino Rodrigues <ginorodrigues AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Alternativa para o botão "Voltar" do navegador
  • Date: Sat, 30 Oct 2010 19:19:49 -0200

Para sentir na pele:
https://www.forwardhealth.wi.gov/WIPortal/Default.aspx

Só posso descrever a sensação como claustrofobia. Este site federal
americano tem o inutilizou o "voltar", sem qualquer apoio de
navegação. A discussão completa sobre este caso foi iniciada por um
dos desenvolvedores do site -
http://www.accessifyforum.com/viewtopic.php?t=12263

Padrões e convenções não são lei, mas geram um benefício
incontestável: o reflexo. Desafiar o reflexo é difícil, a exemplo da
história do Matheus. Só com choque no mouse se muda isso. Independente
do Nielsen, o "voltar" faz parte da própria essência do navegador, que
é exibição sequencial de recursos com localização (URL - Uniform
Resource Locator). Bem além da usabilidade, estão envolvidas
encontrabilidade e acessibilidade. De tão importante, hoje é possível
até para o Flash.

Eu me arrisco a dizer que o "voltar" tem grande parcela do mérito do
próprio fenômeno da internet. Ele dá sensação de segurança. Vale
lembrar que o "voltar" atua bem além de um site, até entre sites. Não
vejo justificativas para se opor a uma convenção tão forte.