aifia-pt - Re: [AI] Diferenças entre Mídia Social e Rede Social

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Rodrigo Gonzatto <wolfovermelho AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Diferenças entre Mídia Social e Rede Social
  • Date: Tue, 12 Jan 2010 08:28:52 -0200

Olá xará! Replico aqui meu comentário ao seu post, com mais uma abordagem para seu estudo.

Pensemos: Que mídia não é social? Os meios de comunicação (como conhecemos) são utilizados socialmente e são produtos de uma sociedade, então toda Mídia é social. Um meio pressupõe uma relação e interação entre pessoas: o uso é dado pelo ser humano. Por esta razão, prefiro ler "Mídia Social" em uma noção mais próxima de Tecnologia Social:
A tecnologia (...) pode ou não contribuir para o desenvolvimento social, dependendo da forma como ela é projetada. [fonte]
Assim, o termo "Mídia Social" pode me parece mais valioso para definir uma Mídia preocupada e voltada com alguma questão social específica. Do contrário, poderíamos chamar Mídia Social apenas de Mídia (Media, Meio de comunicação...)
--
Rodrigo Gonzatto
www.gonzatto.com