aifia-pt - Re: [AI] RES: Web carece de profissionais experientes; salários chegam a R$ 20 mil.

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Rafael Xavier <rafaelxavier AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] RES: Web carece de profissionais experientes; salários chegam a R$ 20 mil.
  • Date: Fri, 6 Nov 2009 09:34:10 -0200

Bem...

Eu particularmente nunca trabalhei em agência por não gostar do estilo de remuneração e controle de contas, mas sempre faço freelas para algumas e acredito que muitos jobs interessantes partem de lá de dentro, assim como a oportunidade de aprender (para os mais novos) e se atualizar e especializar (para os mais antigos) apostando em novas tecnologias e ramos diferentes de atuação.

Conheço muita gente boa que veio de agência (várias cabeças da web no Brasil começaram lá) e que devido às saídas tardes, pizzas e viradas de noites para concorrências não ganhas aprenderem muito. Repito, não estou falando na questão de grana pois sei que em agência é complicado a relação trabalhista mas sim em experiência de projetos e bagagem profissional.

Discutir se A paga mal ou se B é caloteira ou se o profissional de AI não sabe cobrar, isso vai de cada um a partir do amadurecimento, da experiência, do tipo de cliente e também da situação em que você se encontra. Eu já aceitei job temporário e pagando pouco quando fui demitido pois estava com mulher desempregada e contas vencendo.

Sempre terá profissional se prostituíndo e empresas pagando principalmente no mercado não web. Basta você ter conhecimento e valor do seu trabalho para aceitar ou não. Já cortei jobs absurdos e nunca por isso fechei as portas e xinguei o cliente.

Apenas lembrando de um e-mail recente desta semana sobre a qualidade da lista e acho que devemos ter cuidado com o que escrevemos ao citar nomes.

[ ]s
Rafael Xavier