aifia-pt - Re: [AI] Requisitos para Programador de Interfaces Web

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Marcelo Linhares <marcelolinhares AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Requisitos para Programador de Interfaces Web
  • Date: Tue, 20 Oct 2009 10:17:44 -0700

> As metodologias ágeis defendem equipes enxutas e afinadas, como se fosse
> simples conseguir esse ambiente. Vejo algumas vagas aqui na lista que buscam
> "profissionais multivalentes" parafraseando AGNER, 2006 para não dizer 'faz
> tudo'. Mas sabemos que esse profissional é escasso.

Oras, um programador de Interface tem que ao menos saber 'conversar'
com o AI (e vice-versa, claro)

> Minha pergunta é se caberia para este profissional os conhecimentos técnicos
> de programação (JavaScript, XHTML/CSS...)
Claro, claro, ele que vai escrever o source da interface, senão tiver
esta aptidão, pode comprometer todo o projeto...

>ou ter um pé na AI e UX é

Já não tem um AI e Designer alocado pro projeto?

> fundamental para se entender com a equipe? Ao montarem suas equipes a regra
> é que o responsável pela codificação seja o mesmo do planejamento?

Em muitos lugares, embora preguem SCRUM como a panacéia, o processo é
meramente waterfall.... dada as especialidades 'verticais' de cada
profissional!

"Donde" trabalho, o fluxo é:

AI desenvolve wireframe > WebDesigner desenha a tela > Programador de
Interface otimiza a programação client-side

Note que neste fluxo, o AI e o Programador de Interfaces nem conversam
(e um profissional só começa o trabalho depois que o outro termina -
waterfall full )....

Já trabalhei em software-house que o designer também codificava a
interface (muito bem por sinal), e em outra agência, o próprio AI
fazia o design (depois dos protótipos aprovados com os stakeholders)..

Enfim... respondendo sua pergunta: Não existe uma receita de bolo para isto
;-)

--
Marcelo Linhares
Pessoal -> marcelolinhares.com