Skip to Content.
Sympa Menu

aifia-pt - Re: [AI] Futuro da interação homem-computador?

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

List archive

Chronological Thread  
  • From: Rafael Poggi <rpoggi AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Futuro da interação homem-computador?
  • Date: Thu, 15 Oct 2009 17:17:31 -0300

Legal, Eduardo, obrigado pela esplanação. Eu realmente assisti o vídeo até o final mas não me liguei - ou me lembrei - dessa parte. Vou assitir de novo.

abs

Rafael Poggi
::: design+letras
::: 21 8213-3449

::: http://www.designeletras.com

::: http://twitter.com/rpoggi
::: http://www.linkedin.com/in/rafaelpoggi


2009/10/15 handful <handful AT gmail.com>
Opa Rafael,

Vc chegou a ver o filme todo? Vc tem a solução inclusive com aumento do nível de detalhe. 

Solução para Alt+tab  : 7:50 ( no melhor estilo exposé / windows 7 )

Aproveitando a deixa, essa maneira que ele resolveu o problema, com texto na vertical sucks. Mas ele quis mostrar o conceito, então não entro no mérito. E aqui ainda valia sair do 1D para o 2D e utilizar a abordagem do exposé que é uma das melhores, ainda mais no snow leopard. 

Ps: não é um protótipo, é um conceito. E não existem somente estudos (comandos com a língua, olhos, etc.) para lidar com portadores de paralisia total, mas sim soluções completas : Eyetracking + Dasher (que já permitia interação / input de texto com somente 1 dedo ) - dá uma googlezada ai que vc acha tudo :)

De toda forma: Não se pode, de forma alguma começar um conceito que se propõe a mass market pensando nas limitações como base do trabalho. São "mercados" e se classificam como campos a serem exploradores por pesquisadores / empresas que realmente entendem as necessidades e não criam firulas para se colocarem como acessíveis. Soluções simples e adequadas surgem de vários lados quando necessário. O que não pode faltar é acesso ao sistema para que os desenvolvedores / parceiros consigam realmente modificar as partes necessárias de acordo com a necessidade.

Lembro de um projeto nosso voltado para necessidades especiais da visão, onde um voluntário disse de forma bem clara:

"Não sei de onde inventaram essa história de braile no celular... Acho que conversaram com muita gente menos com a gente, os usuários. Não precisamos de remendos ou isso ou aquilo, precisamos de preços acessíveis" ou seja: Deveriam investir mais nas pesquisas para que essas melhorias (independente de qual sistema) sejam disponibilizadas de forma gratuita e não querer que em estágios de design se limite a criação ou a solução de problemas nos casos especiais. Não se deve fechar a porta, mas tb não se pode reduzir a sala. 
 
ps: Resultado do projeto : ao invés de pagar 900 euros pelo software de screen reader, os aparelhos passaram a vir com screen reader pré-instalado, feito por uma empresa especialista no assunto.

Abs

Marcelo Eduardo


2009/10/15 Rafael Poggi <rpoggi AT gmail.com>

Certamente, talvez, usando uma única mão seja tranquilo, mas... e nenhuma?  Claro, num mundo ideal até com comando de voz e leitura de ondas cerebrais poderemos interagir com máquinas (estudos para isso existem, né?), mas o que essa interface ai oferece é resultado do uso das mãos somente. Não vi ali, por exemplo, a facilidade de um alt+tab, por exemplo. Não quero de maneira alguma desmerecer a iniciativa do 10gui, mas como qualquer protótipo (ou projeto ainda), ele precisa melhorar ainda.



--
Marcelo Eduardo Moraes de Oliveira
-----------------------------------------------------
Just  Handful of nothing
http://www.marceloeduardo.com


. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Ao responder, elimine o texto não essencial
de mensagens anteriores e evite formatação.

Lista de discussão AIfIA-pt
AIfIA-pt AT lists.ibiblio.org
Arquitetura de Informação em Português
http://lists.ibiblio.org/mailman/listinfo/aifia-pt




Archive powered by MHonArc 2.6.24.

Top of Page