aifia-pt AT lists.ibiblio.org
Subject: Arquitetura da Informação (em Português)
List archive
- From: Renato Monteiro <renato.renatomonteiro AT gmail.com>
- To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
- Subject: Re: [AI] Digest AIfIA-pt, volume 297, assunto 16
- Date: Mon, 5 Oct 2009 16:12:09 -0300
Não entendi a relação dos fundamentos da Gestalt com o termo que eu utilizei anteriormente: "expressão". Talvez eu não tenha sido bem compreendido, mas posso tentar explicar.
A minha ótica é a de que o artista é o que se vale da expressão de suas sensações e/ ou sentimentos quando do ato de realizar uma pintura, música, escultura ou outra obra artÃstica.
Neste caso, e esta é uma discussão eterna, tal qual o sexo dos anjos, design não é arte. Design é um processo de resolução de problemas, por isso chamado de projeto. Inclusive, até por sua terminologia, aqui no Brasil este conceito torna-se equivocado pois chamamos comumente design de desenho industrial, quando, na verdade, não o é. Design não é desenho. Design é projeto e, portanto, não é arte. A meu ver, a arte é puramente empÃrica enquanto o único momento empÃrico do processo de design se dê no momento da conceituação (criação). Porém, ainda assim, esta etapa do projeto é moldada por uma série de requisots e restrições de projeto.
A utilização de conceitos psicológicos (Gestalt, psicologia das cores, semiótica, e por aà vai...) não transforma o processo de execução projetual em expressão projetual.
Agora, por outro lado, existem aqueles que teimam em afirmar que design é arte, talvez pelo fato de um ser "filho" do outro. Cada um com seu ponto de vista.
Este é um ponto de vista particular, assumido mediante estudos, leituras e pensamentos acerca do problema.
[]s
Renato Monteiro
2009/10/5 Fábio Eduardo <fabio.toneto AT gmail.com>
Acredito que não haja execução sem expressão, quando falamos em design. Cada elemento colocado na tela, forma um signo, que será interpretado de diversas formas. O objetivo do design dentro do PROJETO (execução), é fazer com essa soma seja mais do cada elemento individual (fundamento da Gestalt - expressão).
O "botãozinho" que se abre no "on mouse over", não é o papel do Designer, mas sim, como foi dito, do "Programador HTML" (vulgarmente chamado assim). Como bons Arquitetos são, sabem que ao fazer isso, todo projeto de Usabilidade, Arquitetura e Design que foram concebidos, vão por água abaixo (lembrando que existem diversos Navegadores, com versõs diferentes, etc).
Pensando com "pequeno empresário", sim, EU gostaria de pagar para um recurso seu salário como Designer e ainda ganhar de brinde, um Integrador (vulgo Programador HTML) e um Desenvolvedor. Três pelo preço de um. Custo X BenefÃcio alto, QUALIDADE "0".
Isso não quer dizer, que todos não devemos ter NOÇÕES de design, integração, programação e gestão. Pois assim como na Gestalt, a soma prevalece perante os individuais, ou seja, trabalho em equipe faz a diferença. INDEPENDENTE da METODOLOGIA de projetos adotada, PMI, Scrum, entre outras...
Acho que os "veteranos" deveriam se renovar. Dentro de qualquer discussão, sendo de alinhamento, definição de escopo, etc, todas as crÃticas devem ser bem recebidas, perante arguementação e/ou apresentação de conteúdo MAIS relevante.
--
Fábio Eduardo Toneto Nunes
São Caetano do Sul
(11) 8050-0615
(11) 9901-7666
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Ao responder, elimine o texto não essencial
de mensagens anteriores e evite formatação.
Lista de discussão AIfIA-pt
AIfIA-pt AT lists.ibiblio.org
Arquitetura de Informação em Português
http://lists.ibiblio.org/mailman/listinfo/aifia-pt
-
Re: [AI] Digest AIfIA-pt, volume 297, assunto 16,
Fábio Eduardo, 10/05/2009
- Re: [AI] Digest AIfIA-pt, volume 297, assunto 16, Renato Monteiro, 10/05/2009
Archive powered by MHonArc 2.6.24.