Skip to Content.
Sympa Menu

aifia-pt - [AI] Fwd: R7 (Will Matos)

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

List archive

Chronological Thread  
  • From: Will <reallywill AT gmail.com>
  • To: aifia-pt AT lists.ibiblio.org
  • Subject: [AI] Fwd: R7 (Will Matos)
  • Date: Mon, 28 Sep 2009 12:52:04 -0300

Sobre layout e marketing

Qual a diferença de um layout de portal (ig, terra, globo, band) para um wireframe? Acho que o portal é um pouco mais colorido! Tem que ter acessibilidade, usabilidade, que parecem ser sinonimos de design clean e minimalismo.

O R7 não parece uma cópia escarrada do g1, parece uma cópia coordenada de um IG + Yahoo + G1 + UOL + BOL + Um pouco de criatividade do designer nas disposições de grid do site. Contudo, a fatia mais presente em impacto visual é do g1, que são os eventos e efeitos coloridos das páginas e navegação. Como sempre, efeitos e movimentos aguçam nossa percepção, assim como os mágicos... Assim é fácil identificá-los em outras obras, ou melhor, outros projetos.

Talvez, se fizessem os eventos e efeitos da página como os do portal IG, não teria tanto "ba-fa-fá", mas sabemos que esse bafafá chama as pessoas para dar um click no site que levanta o "furdunço". Seria uma estratégia de marketing? Pra mim não, mas pode ser.

Acredito que a estética irá mudar de acordo com os anos... O projeto é novo, tem muito que melhorar, sabemos o quanto é duro cumprir prazos, por isso, nem sempre dá pra lançar uma obra genuína na internet. Porque o G1 tirou aquele monte de cores e formas do seu layout antigo? Atualmente, os portais usam o minimalismo extremo para uma melhor leitura entre outras vantagens...

Por enquanto eu voto no G1, é óbvio!

Agora a importância com o público alvo não é uma mera questão de facilitar a vida do leitor, é facilitar o leitor a tirar dinheiro do bolso! Pois ninguém quer pagar 100 milhões pra correr o risco de não obter retorno, por isso, modelam estratégias que dão certo.

Os modelos de carros populares tem poucas diferenças entre si. O público é parecido! Os portais também são assim. Nessa floresta ninguém quer perder audiência. E normalmente, um ser humano sem o clamado "dom pra coisa" costuma tocar a música dos outros para aprender a tocar a sua. O g1 utilizou conceitos dos outros para se tornar o que é hoje.

Pra concluir, no final das contas, todos leem a bíblia do sr. Kotler.

--
www.twitter.com/willmatos

A diferença fundamental entre o homem comum e o guerreiro é que o guerreiro encara tudo como desafio, enquanto o homem comum, encara como bênção ou maldição (Carlos Castañeda)



Archive powered by MHonArc 2.6.24.

Top of Page