Skip to Content.
Sympa Menu

aifia-pt - Re: [AI] Usabilidade: divergências entre objetivos de negócios e usuários

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

List archive

Chronological Thread  
  • From: Felipe Accorsi <accorsi.f AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Usabilidade: divergências entre objetivos de negócios e usuários
  • Date: Mon, 24 Aug 2009 10:34:23 -0300

A idéia da usabilidade é atender quem usa o sistema, no caso dos exemplos acima, quem usa são os atendentes. Concordo com a discussão, quando melhoramos a vida dos funcionários, seja com um ambiente bacana, mesa de frutas, aumento de salário, entre diversas outras maneiras, eles se importam mais com o emprego, se sentem bem em trabalhar e isto aumenta muito a satisfação, não só dos funcionários mais de quem eles atendem.

Hoje os empreendedores, quando decidem investir uma verba em um sistema, já estão imaginando em quanto tempo este dinheiro voltará e se trará lucros e este pensamento abre uma janela enorme para nos, arquitetos de informação, interface, ux e etc, aprovarmos interfaces voltadas somente à produtividade.

Meu pai usava um exemplo que acho que serve perfeitamente aqui. Ele dizia: "Pessoas são iguais a carros, para funcionarem bem precisam de combustível de qualidade".

Ou seja, se darmos uma interface onde o atendente não se sente bem seria o mesmo que colocar gasolina adulterada no tanque, o carro vai andar mais fica pulando, morrendo, aumenta o gasto em manutenção e isto, com certeza, diminui a satisfação de quem anda no carro.

Para mim, este problema é cultural e se continuarmos sempre no caminho curto (aprovar sempre interfaces focadas na idéia de quem assina o cheque) este cenário não vai mudar. Penso assim, se o contratante soubesse 100% a solução, não contrataria especialista. Claro que ele, por conhecer o dia-a-dia da empresa agregará muito na solução, mais nossa parte também é importante e se bem apresentada, com certeza, será bem aceita.

Enfim, é nossa obrigação pensarmos na vida de quem usa e não custa nada apresentar algo a mais para o empreendedor.

Este é o meu ponto de vista.

Obs: Espero que não seja interpretado como critica, quero apenas alertar, como já me vi nesta situação, que muita das vezes podemos pensar um pouco mais.

Abraço a todos da lista que me ajuda muito.

Felipe Accorsi
@felipeaccorsi




Archive powered by MHonArc 2.6.24.

Top of Page