aifia-pt - Re: [AI] Formação de preço

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Jackelline Marques <jackelline.marques AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Formação de preço
  • Date: Wed, 12 Aug 2009 14:15:49 -0300

Boa tarde Fabiano!

Então, cobrar realmente é uma tarefa difícil...pode ser por hora, por job (pacote fechado) ou por funcionalidade. Tudo depende do entendimento que você tiver do projeto antes de colocar a mão na massa.

Uma dica boa é, ao delimitar as fases do projeto, definir marcos de pagamento. Assim, você monta o cronograma do pré-projeto (fase de entrevistas, reuniões e análise) e só após essa fase você monta as demais atividades já colocando um hh real.

Tá, ok, tem muita gente que não gosta de pré-projeto! Mas na nossa área, como orçar sem pelo menos umas duas reuniões? Considero que as primeiras reuniões são para captarmos o cliente e demonstrarmos a importância de cada fase, logo, valorizamos ($$$) mais o trabalho e realizamos um entendimento do escopo com mais fidelidade ao resultado final. Considero que esse é um preço que a gente "paga". Digo que pagamos entre aspas pois ao orçar o HH ou o valor fechado do projeto, podemos "diluir" essas horas tranquilamente.

Cobrar por funcionalidade eu não gosto. Acredito que limita a nossa criatividade enquanto arquitetos na proposta de novas soluções. Além do mais, isso é coisa prá desenvolvimento de software, né? Se entrarmos por esse lado daqui a pouco estaremos com um monte de planilhas de pontos por função (APF).

Bem, é isso! Fica a idéia.
Espero ter ajudado.

Jackelline Marques