aifia-pt - Re: [AI] Gostaram do novo site da Globo.com?

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: mauro pinheiro <mauro.pinheiro AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Gostaram do novo site da Globo.com?
  • Date: Wed, 15 Jul 2009 12:56:07 -0300

2009/7/15 Leticia Cianconi <lecianconi AT gmail.com>:
> Gente, antes de sair afirmando que a Globo.com foi pioneira e a primeira em
> investir em testes de usabilidade.... Que tal procurar saber se isso é
> real?

Oi Letícia, tudo bem?

Saber se isso é real, eu não sei. Também se isso importa alguma coisa.
Mas o fato é que eu trabalhava na Globo.com em 2000, quando fizemos o
primeiro teste de usabilidade por lá, e no ano seguinte montamos um
laboratório próprio, específico para esse fim. Era minha
responsabilidade, na época, e por isso lembro muito bem.

Nisso eu tenho a impressão que fomos "pioneiros" naquela época. Não
havia, até onde eu sei, qualquer empresa de Internet com
infra-estrutura própria para isso, e acho mesmo que 9 anos atrás eram
poucos os times com pessoas trabalhando especificamente com
usabilidade e testes.

Não que isso importe alguma coisa. Não interessa tanto que começou, o
que interessa é que a cultura seja disseminada, e que os projetos
fiquem melhores.

Mais um comentário, de quem viveu os "bastidores":

-------
E por último: vocês realmente acreditam que a arquitetura de
informação e os testes de usabilidade do G1 foram o fato mais
importante para que o portal tenha crescido como cresceu e por isso
todos saem correndo para copiá-la? Vcs juram q vca acham q esse foi o
fator mais importante ou até, ouso dizer, q tenha sido importante para
esse crescimento? Vcs realmente não pensam q tvz tenha sido a força de
uma TV por trás? :P
-------

Claro que não há um único motivo para o sucesso do G1. São vários.
Entre eles, o trabalho de 9 anos sobre o mesmo produto. Antes do G1
ser G1, era Globonews.com. E Globonews envolvia não só a TV, mas o
jornal O Globo também. Mas isso já é outra história...

Queria só destacar que a "força da TV" não veio de graça. Pode parecer
loucura, mas na verdade houve uma resistência enorme para a TV
alavancar as iniciativas da Globo.com. Falo com conhecimento de causa,
já que estive envolvido na maioria dos projetos de 2000 a 2004, quando
sai da empresa. Há muita política entra as diferentes empresas das
organizações Globo. Uma coisa aparentemente simples como anunciar, na
TV, uma URL com domínio globo.com era uma briga tremenda.

A "força da TV" foi conquistada com muito trabalho, ao longo desses
anos todos. Demorou muito tempo pra construir isso. Então, a força da
TV só veio quando apareceram resultados. E não o contrário, como pode
parecer.

abraços,

--
prof. mauro pinheiro