aifia-pt - Re: [AI] Então qual a validade do café com interação

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Cristiane Lindner <cristiane_lindner AT yahoo.com.br>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Então qual a validade do café com interação
  • Date: Thu, 11 Jun 2009 23:03:00 -0300

Oi Bernardo, tb sou profissional e acadêmica, acredito q a academia n foi feita pra olhar o mercado e sim o ser humano, o conhecimento e a busca pela superação dos limites q achamos q ainda existem q n conseguimos ultrapassar pq n desenvolvemos o conhecimento para tal. Por isso mesmo ela n consegue ver o mercado da forma como o mercado vê o mercado, q obviamente é movido a ROI, eficiência e eficácia diretamente orientada ao lucro, qdo aplicamos a academia no mercado, quase sempre temos q adaptar uma produção ou método para o prazo e orçamento disponível, ou ainda por uma decisão do cliente. Um chefe meu uma vez me disse uma coisa q me fez entender pq o mercado faz as coisas (muda a cara do seu site, melhora um produto ou serviço), do ponto de vista comercial, ou pq vai economizar custos, ou pq vai aumentar o lucro ou pq a lei obriga. Já o q fazemos muito é tomar como base conteúdo científico para apoiar nossas decisões sobre o q é ou n melhor pros objetivos do projeto, mas de um ponto de vista acadêmico e ai q rola os conflitos, quando achamos q temos o mesmo objetivo. Agora desde q eu entendi esse ponto comercial do mercado ficou mais claro quais s os objetivos q devemos observar. Qdo dá pra juntar os dois ótimo. Nem sempre o respaldo acadêmico vence. N q esteja afirmando uma luta entre os dois pontos de vista. Mas vejo mesmo como Fernando colocou "Vejo que a solução é encontrar saídas positivas, enxergar novas possibilidades e construir com experiências destas duas vertentes (se é que podemos definir assim)."...

[]'s

Cristiane

On May 22, 2009, at 2:48 PM, Bernardo Doré wrote:

Fernando, com sua permissão:

> Sou atuante no mercado e sempre me apoio na academia para fundamentar minhas decisões e aprender.

Idem para esse que vos escreve. Fundamentar o trabalho com princípios acadêmicos é super válido. Eu vejo isso de forma muito positiva inclusive. Tá cheio de mágico com cartola por aí, e eu não sou um deles.

Porém, tenho a impressão que a academia não olha pro mercado da mesma forma. Quando somos forçados a driblar ou adaptar um método para concretizar e agregar o valor a um projeto, o profissional (ou empresa, ou whatever) é visto com olhar de reprovação.

Considero a academia excessivamente presa a dogmas científicos. De repente seria legal abordar esse tema no café.

abcs

Bernardo