aifia-pt - Re: [AI] Dúvidas sobre o Arquiteto de Informação

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Eduardo Tanaka <edu.tanaka AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Dúvidas sobre o Arquiteto de Informação
  • Date: Thu, 21 May 2009 11:59:37 -0300

Salve Carlos,

Participo pouco da lista, mas neste caso acho que posso dar uma pequena contribuição.

No meu ponto de vista, como designer, prefiro ver arquitetura de informação mais como um conjunto de tarefas do que uma profissão. O termo, em sim, é quase anterior à internet, foi criado pelo Richard Saul Wurman (arquiteto e designer) lá pelos anos 70, para definir um conjunto de tarefas justamente relacionados à organização de informação, em qualquer meio.

Quero dizer, quando você pensa num aeroporto, shopping center ou qualquer espaço físico que sobrecarregue o usuário de estímulos e opções, estes espaços usam muita arquitetura de informação. Arquitetura de informação engloba o conjunto de tarefas que define, por exemplo, onde colocar sinalização para que o sujeito encontre um banheiro, ou a saída. Ou estabelecer certos percursos mais convenientes dentro deste espaço.

Aí, temos hoje Arquitetura de Informação aplicada em meios digitais. Onde a interdisciplinaridade é uma questão quase de sobrevivência. Assim, por exemplo, o pessoal de biblioteconomia e ciência da informação contribui com o tratamento conceitual da informação, o pessoal da comunicação (jornalismo/publicidade) contribui com o aspecto formal e prático da informação, o pessoal da engenharia/desenvolvimento contribui oferecendo o meio técnico/tecnológico em que essa bagaça toda se opera, e o pessoal do design contribui adicionando critérios como: ergonomia, partido estético, unidade formal, unidade semântica (por assim dizer) e etc.

O segundo problema da sua pergunta é a própria definição do que é o designer. Designer, genericamente falando, é um projetista de qualquer coisa. Então depende. O projetista gráfico vai ter preocupações referentes à área gráfica (suportes, papel, acabamento, etc), o projetista de interfaces vai ter preocupações suas (ergonomia, conteúdo, ARQUITETURA DE INFORMAÇÃO, etc), o projetista de produtos terá tantas outras (materiais, resistência, processo, ergonomia de novo, etc). Então, é importante ter em mente que o "designer" não é também uma entidade única e capaz de resolver todos os problemas.

Hoje o que eu sinto é uma visão muito funcional de AI. O que é bacana, legal ter alguém fisicamente marcando este ponto no meio de um projeto. E o mais bacana é saber que esse AI as vezes é designer de formação, as vezes é desenvolvedor, as vezes é jornalista... isso, por si, já demonstra a "plasticidade", vamos dizer assim, desse "cargo" (e, repito, prefiro pensar em AI como conjunto de tarefas, não como cargo, sei lá). Mas, é fato, arquiteto de informação e designer de interação têm muitos, muitos pontos de tangência, mas definitivamente não são a mesma pessoa...

Sendo designer pode ser que eu esteja puxando a sardinha, ou tendo uma visão equivocada de AI, mas enfim, esta é minha contribuição para esta discussão.

E o resto da turma, tem algo a dizer?

:)

--
Eduardo Tanaka