aifia-pt - [AI] Dúvidas sobre o Arquiteto de Informação

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Carlos Oliveira <quissama AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: [AI] Dúvidas sobre o Arquiteto de Informação
  • Date: Thu, 21 May 2009 04:12:53 +0000

Olá novamente,

Tenho algumas dúvidas sobre Arquitetura de Informação. Podem me ajudar?

Em sala de aula, conversando com um professor, este fala sobre o futuro do Designer...
"O que todo designer quer, é fazer uma interface que não pareça uma interface"

O termo Arquitetura de Informação gera muito preconceito.
Vejo que muitas pessoas pensam que o papel deste profissional é organizar informações, falando de hierarquias minimamente falando.

Não quero parecer preconceituoso.
Quero saber se os Arquitetos de informação se colocam como o profissional capaz de criar experiência de uso em interfaces inovadoras, sem regras, experiência mesmo.
Algo bem próximo dos games.

Se sim, qual base acadêmica este profissional tem que o diferencia dos outros, para inovar em experiência com interfaces?
Tem espaço para AI em instalações interativas?

Eu sei que o entendimento do usuário, e outras premissas são sempre bem vindas para o desenolvimento de boas interfaces.
Mas o que torna o profissional de AI melhor que outros profissionais neste sentido?

Falar em AI, é o mesmo que falar em interface? Digo impressa ou digital...

Sem me matar gente, quero entender melhor...

Abraços,
Carlos de Oliveira Junior
+55 [21] 7825-9113
+55 [22] 8118-3360
Nextel Id: 46*28473

Descubra uma nova internet. Internet Explorer 8. Mergulhe.