aifia-pt - Re: [AI] Inspiração para um novo workshop

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Flávio Araújo <flaviowd AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Inspiração para um novo workshop
  • Date: Mon, 13 Apr 2009 00:30:25 -0300

Ah, me esqueci, quem quiser ver os slides da palestra, tem aqui no Slide Share:

http://www.slideshare.net/deboraspbr/wikis-na-gesto-de-projetos-presentation
Abraços,

Flávio Araújo
Informática - FATEC-SJC
FlavioWD.Wordpress.Com

2009/4/13 Flávio Araújo <flaviowd AT gmail.com>
Pessoal, como o André pediu, vou comentar aqui ...

Trabalhei numa empresa de TV, Telecom e Internet, e eles tinham um portal com conteudo sobre as politicas de comercialização da empresa, manuais técnicos, etc ... enfim, tudo o que o atendente precisava saber para resolver um problema ou simplesmente responder a alguma dúvida de um cliente, seja algo técnico, financeiro, comercial, etc, ele deveria utilizar este portal.

Localizar uma informação (fosse pelo menu do portal ou pela busca) era um parto.

Até como o conteudo era escrito era penoso.

Mesmo para as pessoas mais qualificadas era dificil entender a mensagem as vezes.

Certa vez lí algo numa instrução como: "...Verificar se há parâmetro ...."

Resumindo e parafraseando era: Verifique se há agenda disponível para que um técnico vá a casa do cliente resolver o problema.

Imagina uma pessoa que tem apenas o ensino médio lendo isso e ter que saber que verificar se há parâmetro é verificar se há data disponivel para agendar uma visita técnica a casa do cliente, inda mais com o ensino médio que temos na rede pública do nosso país, que sabemos que não é la essas coisas.

Mas mesmo que consideremos que a qualidade de ensino no país fosse excelente, ainda assim seria penoso trabalhar lendo conteudo assim. Isso pq a ideia do portal era dar a resposta rapidamente ao atende, para que ele resolvesse logo o problema e fosse atender logo o proximo cliente.

Minha prima trabalha numa empresa de telefonia celular que possui um mesmo tipo de portal, e ela disse que também é penosa a tarefa de localizar informações.

Lembro-me que para acessar determinadas informações, eu tinha que dar 10 ...12 cliques para chegar a informação que eu buscava. Triste demais.

Ainda sobre este portal que utilizei, o cara tinha que conviver com textos de tamanho fixo em 6 px. Nem dava para o sujeito aumentar o tamanho da fonte via browser.

Fiz várias sugestões a eles, que obviamente foram ignoradas. Enfim, ...

Ano passado quando participei na FATEC de SP num congresso de iniciação ciêntífica, tivemos uma excelente palestra com Débora Oliveira com o tema A  WEB 2.0: Uso de Wikis na Gestão de  Projetos, e foi uma excelente palestra.

Por mais este motivo, apoio o tema Gestão do Conhecimento.

Abraços,

Flávio Araújo
Informática - FATEC-SJC
FlavioWD.Wordpress.Com