aifia-pt - Re: [AI] Inspiração para um novo workshop

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Carlos Gustavo Xavier <cgustavo1 AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Inspiração para um novo workshop
  • Date: Sat, 11 Apr 2009 14:09:09 -0300

Oi Guilhermo,
aqui vai minha sugestão de tópico para o workshop:

Arquitetura de Informação para Single-Page Sites
Como planejar e estruturar soluções para a web em apenas uma página ou com o mínimo número de níveis hierarquicos possíveis sem perda de conteúdo.
Single-page site, ou literalmente sites de página única (não confundir com hotsites) apresentam um desafio razoavelmente novo para o arquiteto de como organizar a informção de forma que o conteúdo necessário para a comunicação de uma mensagem esteja disponível à mão do usuário sem extrema aglomeração, sujeira ou ruído.
Utilizando conceitos de display e leitura progressiva de conteúdo essa forma de arquitetura é possível nos dias de hoje, trazendo o conteúdo de níveis muito abaixo para a frente do single-page.
O conteúdo está todo lá, apenas escondido. Acessível com o mínimo de cliques possíveis.

Acredito que esse tema é fresco o bastante para gerar o interesse dos envolvidos no workshop. Andei fazendo recentemente um trabalho de arquitetura e design utilizando esses conceitos e achei bastante desafiador do ponto de vista da nossa área. Acho que vale a proposta.

Grande abraço de um ex-aluno

Carlos Gustavo Xavier
www.webmojo.com.br