aifia-pt - Re: [AI] Folksonomia

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Rafael Marinho <rafaelmarinho71 AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Folksonomia
  • Date: Tue, 7 Apr 2009 12:25:02 -0300

Olá Sandryne, também sou bibliotecário e arquiteto de informação, me interesso bastante pelo tema, e estou planejando escrever um artigo sobre o tema quem sabe não possamos trocar informações...
Dê mais detalhes sobre o seu trabalho, eu estou focando os dois lados da organização da informação na web, se de uma lado temos as tags (Folksonomia) que permite uma democratização e a ampliação nas possibilidades de busca e recuperação da informação, temos os problemas que ela causa, como: polissemia, erros de grafia, flexões de gênero e número, duplicidade de termos. Eu defendo que a folksonomia pode tanto levar a informação até o usuário quanto fazer com que este nunca encontre o que está procurando.
Por outro lado temos os tesauros (vocabulários controlados) que são cuidadosamente elaborados por profissionais para que o site tenha uma unidade de termos e seja simples a encontrabilidade de informações, porém os tesauros exigem que os profissionais sejam capacitados e dominem a linguagem do usuário e "traduza" o que ele quer dizer e montar uma árvore hierarquica de termos próximos, análogos e relacionados. O problema dos tesauros é que o usuário também precisa conhecer os termos indexados (o que limita as possibilidades de busca do ponto de vista do usuário).
Cada uma das soluções tem pontos fortes e fracos, mas um exemplo que eu sempre recomendo aos meus colegas é a do Google,

Você pode pesquisar Jornal na Intnet  (com erro de português mesmo) e ele retorna os resultados:
Você quiz dizer Jornal na Internet? e no final da página têm-se: Pesquise também: Jornal On-line, Jornal na Web, além de publicidade: Adquira jornais com o menor preço

Resumindo indexação com usabilidade e boa arquitetura de informação é isso! Não forçar o usuário a decorar termos, retornar os resultados e trazer variações desses termos, além de propor sugestões.

O usuário nem percebe todos os passos realizados pelo mecanismo de busca para exibir uma simples pesquisa, e quanto menos forem evidentes para o usuário forem a arquitetura de informação e os processos internos de classificação, catalogação e indexação mais eficiente e eficaz será o site.