aifia-pt - Re: [AI] Folksonomia

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Sandryne Barreto <sandrynebarreto AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Folksonomia
  • Date: Tue, 7 Apr 2009 11:32:50 -0300

Então gente, eu sou bibliotecária e de uma maneira bem geral eu podia dizer a vocês que a taxonomia é um tipo de categorização, identificação e é normalmente realizada por profissionais a partir de vocabulários controlados, tesauros...e a folksonomia é um tipo de classificação / categorização livre cujos usuários utilizam-se de palavras-chave (tags) para rotular algo.

A folksonomia será o tema da minha monografia na pós em gestão e tecnologia da informação na UFPE. Eu vou analisar alguma fotos do Flickr, que é um sistema que faz uso de folksonomia, mas também tem o Del.iciou.us e outros...

Enfim, eu gosto muito desse tema! Estou aberta a troca de idéias.

Abraços,

Sandryne