Skip to Content.
Sympa Menu

aifia-pt - Re: [AI] Res: Res: nova home do terra

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

List archive

Chronological Thread  
  • From: "Helio Miguel" <heliomsf AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Res: Res: nova home do terra
  • Date: Fri, 9 Jan 2009 08:29:50 -0200

A título de curiosidade, o ombudman do iG criticou o portal (do iG, não do Terra), dizendo que ficou para trás dos concorrentes. Os argumentos e sugestões dele são interessantes:
http://colunistas.ig.com.br/ombudsman/2009/01/07/homepage-o-ig-fica-para-tras/

Copiei abaixo pra facilitar...

Helio Miguel


07/01/2009 - 14:50
Homepage: o iG fica para trás

Ano novo pede novidades. Ao contrário de dois concorrentes, o iG não apresentou mudanças em sua capa. A sensação é de que 2009 começou com ar de 2008 em sua homepage. O iG deveria estudar, por exemplo, mudanças que conferissem à capa as seguintes características:

1. Mais leveza visual

Muitas imagens, banners mal colocados, excesso de animações comprometem o equilíbrio gráfico e a navegação na capa do portal. É perfeitamente possível ter indicações para todo o conteúdo iG na capa. Basta, por exemplo, adotar chamadas menores, talvez promover a volta das abas, e estudar a criação de um menu mais destacado e funcional.

2. Mais beleza

As fontes e o excesso de cores deixam a página do iG com uma aparência "escandalosa". Mais sobriedade pode tornar a visualização mais agradável.

3. Criar mais espaço

Há um ajuntamento desordenado na capa. A falta de espaço entre os vários áreas e quadros de conteúdo, ferramentas, anúncios, menus, estão tornando a página um amontoado de letras e imagens. A sensação de caos é prejudicial tanto ao conteúdo publicitário como jornalístico.

Talvez seja o caso de estudar um aumento do espaço de rolagem da capa. E expressar melhor uma ordem racional. A apresentação visual deve estar a serviço da construção da identidade de um veículo que se fortaleça ao longo do tempo, ou seja, que seja sério, tenha os olhos postos também no futuro, que expresse anseios maiores, que seja também um retrato do país e de suas idéias e projetos.

4. Ferramentas mais funcionais e trabalho em equipe

As mudanças na capa dependem de decisão, esforço e convergência entre as diversas áreas, envolvendo jornalismo, comercial e, obviamente, muita tecnologia.




Archive powered by MHonArc 2.6.24.

Top of Page