aifia-pt - Re: [AI] RES: RES: RES: UOL de cara nova

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Marcelo Linhares" <marcelolinhares AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] RES: RES: RES: UOL de cara nova
  • Date: Sat, 18 Oct 2008 03:11:04 -0200

> Eu queria saber se essa proposta de inundar a página com propagandas é
> realmente eficaz.

Alexandre, de fato a página do UOL é inundada de anúncios, mas você
não faz noção de como isto funciona ;-)
Entra dinheiro em caixa, com isto: paga funcionários, remunera
acionistas, investe em novos produtos!

Poderia ser menos agressiva? Com certeza, não tenho dúvida, sobretudo
algo mais contextual, mas este dilema não é privilégio do UOL, se você
olhar outros portais, tanto brazucas quanto gringos, poderá ver que é
um "mal necessário".

Há sim, mas o Google não fez isto?
Certo, fui numa palestra na locaweb de um cara do Google, ele fez uma
brincadeira divertidissima, colocou um print com a home do google de
99 cheia de banners coloridos e pop-ups - quem navegava naquela época,
sabe que isto era praxe em search engines (vide lycos, altavista e o
próprio yahoo) - deixou a entender que o Google revolucionou a forma
de fazer publicidade na web, e de fato fez ;-)

Ele só esqueceu de falar que em alguns anos de operação o Google não
deu um lucro sequer, estava regado a farto dinheiro proveniente de
rodadas de investimento de venture capital. UOL, assim como Terra, IG,
POP, não tiveram este luxo (exceto alguns anos antes do crash da
bolha), resumo da ópera: Por mais intrusiva que seja, a publicidade na
home é necessária!

--
Marcelo Linhares
Pessoal -> marcelolinhares.com