aifia-pt - Re: [AI] Arquitetos ágeis =)

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Karine Drumond" <karinedrumond AT gmail.com>
  • To: aifia-pt AT lists.ibiblio.org
  • Subject: Re: [AI] Arquitetos ágeis =)
  • Date: Fri, 17 Oct 2008 15:57:07 -0200

Oi Ana,

realmente você tocou no ponto chave. Acho que essa é realmente a questão. Os métodos ágeis só funcionam em ambientes, organizados e projetados para isso. A forma como as empresas estão organizadas e estruturadas pode ser um entrave. Mas será que mesmo assim dá para "importar" alguns bons conceitos ágeis?

Talvez começando de forma simples, integrando os pequenos grupos que estão na mesma sala, ou na mesma cidade. Por ex, envolvendo designers e desenvolvedores nas idéias e soluções dos arquitetos e vice-versa? Ou comunicando as descobertas dos testes com usuários aos desenvolvedores e designer gráficos em reuniões rápidas... Ou rascunhando e prototipando juntos... Não sei, mas tem que haver algum jeito.. hehe

Olhem esse artigo sobre métodos ágeis em Ux: http://www.agileproductdesign.com/blog/emerging_best_agile_ux_practice.html

Oi pessoal,
Meus dois centavos :)
Achei legal o ponto da Karine sobre o excesso de documentação que acaba por
tornar o processo de AI mais demorado.
Infelizmente, em algumas empresas, a documentação detalhada é o único jeito
de fazer com que as definições da AI não se percam durante a construção da
interface / aplicação. Já aconteceu comigo dezenas de vezes: sempre que
deixo de lado as especificações mais detalhadas (principalmente por causa
dos prazos), as funcionalidades acabam não funcionando como eu tinha
idealizado.
O problema, a meu ver, é a forma como os projetos são vistos pelas empresas.
Quando estou fazendo wireframes de uma interface, o designer gráfico já está
desenhando as telas de um projeto que fiz semana passada, e o desenvolvedor
HTML já está em outro projeto. Esse esquema "em cascata" dificulta a
comunicação entre os membros da equipe.
Infelizmente, os processos ágeis, que possivelmente resolveriam estes
problemas, são difíceis de serem aplicados em todas as situações. Eu, por
exemplo, faço parte de uma equipe que está distribuída em duas cidades. É
praticamente impossível que a comunicação entre os membros da equipe seja
tão fluída como em  organizações onde todos estão na mesma sala, pelo menos
na minha opinião. O que vocês acham?

Grande abraço a todos :)

--
Karine Drumond
Latitude14 | pesquisa + design centrado no usuário