aifia-pt - Re: [AI] A Map of Olympic Medals

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Luciano Lobato" <luciano.lobato AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] A Map of Olympic Medals
  • Date: Mon, 25 Aug 2008 21:56:20 -0300

2008/8/25 Gino Rodrigues <ginorodrigues AT superig.com.br>
Até onde vai o trabalho de arquitetura e começa o trabalho de design de informação?

Luciano, eu acredito que esta é uma daquelas questões fronteiriças entre áreas de estudo, mostrando que a linha que as divide na verdade é uma "área cinza" (Garrett) de colaboração interdisciplinar, o que é bem saudável.

Mas se fosse pra dividir, pessoalmente eu entendo que a Jane destacou um trabalho interessante de design de informação (mapeamento quantitativo de rápida leitura), e a discussão enveredou para critérios de ordenação, que eu interpreto como uma questão de esquemas de organização de AI.

Enxergando a arquitetura como o design estrutural, decidir o esquema de organização entre os diversos gráficos (o critério de ordenação), acho que seria uma tarefa dela. Mas como cada gráfico vai ser ordenado, acho que se trata muito mais de uma tarefa de design de informação.

Mas acho que não tem como escapar dessa "área cinza", até pelo jeito que começou a arquitetura da informação. Quando o Wurman criou o termo, ele tava se referindo muito mais ao design da informação do que a AI que a gente conhece hoje. Mas sempre que a gente vê algo legal de design de informação, falamos que é AI =/
Somando isso com UX e design da interação e daqui a pouco a gente chega no webmaster =) Outro dia numa lista gringa, vi o termo "arquiteto da experiência"... E dá-lhe maçonaria neles!

[]s!

Luciano Lobato
http://www.nahipermidia.com/blog/