aifia-pt - Re: [AI] livros SEO e estratégia para indicar?

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Fernando Lima" <fernandolimajr AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] livros SEO e estratégia para indicar?
  • Date: Sat, 23 Aug 2008 12:57:34 -0300

Fala galera,

Demorou um pouco para SEO e SEM entrarem na roda de discussão. Muito bom. Um tema que adoro pois se relaciona (como tudo) com Web Standards, que se relaciona com Acessibilidade, Usabalidade......!

Recomendo para você, Paula, o mesmo livro que o Alexandre mencionou: Search Engine Optimization: An Hour a Day. Apesar do nome e da dinâmica, que é parte do Google, o que mais me chamou atenção neste livro é que as autoras propõe um plano documentado, e muito bem organizado, para SEO. Ou seja, o livro tem muito mais valor pela metodologia apresentada do que pelas ações para otimização em si. É uma boa introdução sobre como funciona o mecanismo de indexação, mesmo que os algoritmos mágicos mudem seus critérios sempre, haverá aspectos mais estáveis como o fato dos robôs lerem o código das páginas de tempos em tempos.

Também me indentifiquei com muito do que todos escreveram com relação à responsabilidades e material de aprendizado. Eu fico com muito pé atrás com relação a cursos, por isto sempre conto com indicações. Já fui a cursos que eram simplesmente o livro falado, assim como já li livros feitos para a editora ganhar dinheiro com algo que está muito em voga.

A questão, para mim, é não generalizar e, como arquitetos de informação, nos alimentarmos em qualquer fonte; sejam cursos, blogs, livros, lista de discussão, comunidades, colegas, etc.; e assim, discernir e analisar o que é relevante, aplicar e transformar estas informações em conhecimento. Parece fácil, apesar de simples, mas se tudo fosse fácil de mais, o mundo seria bem chato.

Abraços,

Fernando Lima