aifia-pt - Re: [AI] Interface alternativa para sistema de busca de biblioteca

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Gino Rodrigues" <ginorodrigues AT superig.com.br>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Interface alternativa para sistema de busca de biblioteca
  • Date: Thu, 21 Aug 2008 14:36:00 -0300

Olá Juliano

Primeiramente, parabéns pelo grande trabalho de pesquisa. Realmente não há possibilidade de bons resultados sem um bom embasamento teórico.

Atualmente, também estou realizando uma pesquisa bem extensa sobre busca, focado em arquitetura da informação e recuperação de informação. Por isso, acredito que um exemplo pronto vale mais que mil jargões para você, que está preocupado com design gráfico e usabilidade.

Flamenco Fine Arts Search
http://orange.sims.berkeley.edu/cgi-bin/flamenco.cgi/famuseum/Flamenco

Esta é uma demonstração do Flamenco Search Interface Project (http://flamenco.berkeley.edu/), que trata de busca sobre metadados facetados. Acredito que este projeto possa contribuir com o seu de uma (e apenas uma) forma: evidenciando as vantagens de expôr conteúdo. Deixando de lado fatores como design de interface, eu identifico 2 vantagens que podem trazer boas sugestões ao seu trabalho:
  • Familiaridade
    O usuário pode rapidamente ter acesso às opções de conteúdo, permitindo que ele use o conhecimento que ele já tem sobre o que procura. Isso se opõe às cada vez mais ignoradas interfaces de "busca avançada", que nada mais fazem além de transferir ao usuário a responsabilidade de decompôr suas necessidades em diversos campos, sendo estes frequentemente interdependentes (preencha um, pra só depois poder preencher outro).
  • Integração
    Nome extraído do Urso Polar (amém), se refere à flexibilidade da combinação entre navegação e busca por palavra. No caso do Flamenco, ao clicar nos itens das facetas, tecnicamente você está fazendo uma busca, mas a sensação é de navegação. A integração entre estas "sensações" cria flexibilidade para atender às diversas necessidades de informação que um usuário possa trazer ao visitar sua biblioteca.
Reitero: o Flamenco é horroroso, e com muitas possíveis melhorias; veja o que ele pode dizer de bom para você (ou melhor, para os usuários do seu projeto) e jogue o resto fora. Pra mim, que ultimamente estou concentrado no universo paralelo do "backstage" da busca, ele não passa de uma demonstração simplificada para momentos como este.

Espero ter contribuído. Boa sorte!

Gino Rodrigues