aifia-pt - Re: [AI] >> Questionário Personas ...

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Frederick van Amstel" <usabilidoido AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] >> Questionário Personas ...
  • Date: Sat, 9 Aug 2008 22:12:15 -0300

> Queria saber se alguém desta lista possui um modelo de questionário pronto
> para aplicação da técnica de pesquisa PERSONAS que possa me enviar.

Personas é mais uma método de apresentação de resultados de pesquisa e
de orientação do design / estratégia de marketing do que uma técnica
de coleta de dados.

Você pode usar qualquer instrumento de coleta de dados. O importante é
saber o que extrair deles, como classificar e montar as personas.

O Alan Cooper, criador do método Personas, dá uma ênfase muito grande
para técnicas de observação de comportamento do usuário porque o
objetivo dele é usar Personas para design de interação.

No Marketing, o método Personas é usado para fazer segmentação de
serviços/produtos por dados sócio-demográficos, então eles usam muito
questionários, porque são mais eficientes para esse objetivo. Porém,
no design de interação esses dados são pouco úteis.

De que adianta saber se o usuário tem entre 30 e 45 anos na hora que
você vai definir o fluxo da tarefa? É muito mais interessante saber
como essas pessoas agem em situações parecidas. Por isso o Cooper
recomenda entrevistas, observações, testes de usabilidade,
card-sorting, análise da tarefa, leituras e estudos etnográficos e
etc.

No livro About Face, Cooper dá as seguintes etapas para construir Personas:

1. Identifique as variáveis comportamentais (geralmente atividades,
atitudes, habilidades, motivações)
2. Mapeie os entrevistados com as variáveis comportamentais
(classificar de acordo com os critérios levantados na etapa 1)
3. Identificar padrões comportamentais significativos
4. Sintetizar características e objetivos relevantes (ele enfatiza
muito esse ponto de
1. Identifique as variáveis comportamentais (geralmente atividades,
atitudes, habilidades, motivações)descobrir quais são os objetivos do
usuário ao usar o produto)
5. Verificar completude e redundância (polir as personas)
6. Expandir descrições de atributos e comportamentos
7. Defina tipos de personas (principais, secundárias, suplementares)

--
.
.{ Frederick van Amstel }. Curitiba ´´ PR