aifia-pt - [AI] Meu Projeto de Graduação em Design

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Carlos de Oliveira Junior" <danificados AT hotmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: [AI] Meu Projeto de Graduação em Design
  • Date: Sun, 10 Aug 2008 19:40:46 -0300

Olá,

estou iniciando meu projeto final de formação no curso de Design com enfasê em Marketing.
Gostaria de Trabalhar com Design de Interação explorando interfaces e experiências ricas.

Resolvi abordar este tema junto a colaboração e um assunto que ainda irei definir.

Gostaria da opinião de vocês sobre qual tema seria melhor trabalhar:
Educação - é um tema em que contribuo mais para a sociedade, algo que ao meu ver é necessário discutir.
Já pensei em várias questões dentro de educação.
Um deles seria investigar uma maneira de resolver o volume de trabalhos que o professor precisa corrigir.
Outra questão seria trabalhar o diálogo entre alunos, criando novas maneiras de exporem seus trabalhos e criticarem-se.
Outra, ajudar no movimento estudantil para dar suporte as necessidades bastante atuais que vi no nDesign (congresso de estudantes de Design em Manaus).

É, mas não tenho interesse, por enquanto, em me dedicar a educação, vejo isso num futuro bem distante ainda. Trabalhar com este tema significa ajudar o outro, mas não estarei ajudando no tema que quero seguir carreira.

Música - Estou lendo sobre Creative Commons, pesquisando projetos similares à proposta de Música Colaborativa.
Vejo na música, ao contrário da Educação, um assunto mais egoísta. Mas que é muito mais livre para alcançar resultados mais ricos, e podendo me aproximar mais da área que quero atuar.

Vocês acham que com está análise, posso me dar como convencido de que devo seguir com Música Colaborativa, ou tenho que pesquisar mais sobre como transportar Design de Interação e Interface para Educação?

Também gostaria de outros tipos de opiniões, referências etc.
Pessoas interessadas em ajudar são sempre bem vindas.

Abraços a todos!!!
Junior

  • [AI] Meu Projeto de Graduação em Design, Carlos de Oliveira Junior, 08/10/2008