aifia-pt - [AI] convite open card sorting

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: wanderwang1-tech AT yahoo.com.br
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: [AI] convite open card sorting
  • Date: Wed, 2 Jul 2008 13:59:59 -0700 (PDT)

Pessoal,

Por conta do meu trabalho de dissertação do Mestrado, gostaria de convidá-los
a participar de um experimento on-line de Open Card Sorting. Os resultados
desse experimento serão usados para fins comparativos com uma outra
ferramenta.

Para participar, basta acessar o link abaixo:
http://websort.net/go/EducacaoFilhos/

Acredito que a maioria da lista deve conhecer, mas para quem não conhece: O
Card Sorting é uma técnica muito utilizada em projetos de arquitetura da
informação de web sites, na qual os usuários são convidados a separar os
itens de uma lista em grupos. No Open Card Sorting, cada um pode classificar
os itens da forma que quiser, em quantos grupos quiser. O objetivo da técnica
é sugerir para o projetista um esquema de organização que seja de consenso
entre os usuários.

No meu experimento, cada item da lista representa o título de um artigo (um
página de conteúdo de site) sobre o tema Educação de Filhos. A idéia é que
cada pessoa diga como gostaria que esses itens fossem agrupados em um site,
de forma que seja fácil encontrá-los quando precisar. Basta clicar e arrastar
cada item para um grupo.

A duração do experimento depende de cada um, mas acredito que, em média, cada
um gaste de 30 minutos a 40 minutos para concluir o teste pela Internet.

Devem participar pessoas que conheçam o tema. Ou seja, somente aqueles que
forem pais (ou mães), ou então quem for filho(a) de alguém :-)

Ao acessarem, será pedido para informarem seu nome. Em seguida, aparecerá uma
página com instruções e algumas explicações mais detalhadas, contendo um
botão para exibir uma demonstração (Watch a demo) e um outro para iniciar o
teste (Start the exercise).

É uma oportunidade de experiência interessante. Eu agradeço muito a quem
puder participar.

Abraços,

Wanderley Wang
ps. Se tiverem alguma dúvida, podem me escrever à vontade.

Novos endereços, o Yahoo! que você conhece. Crie um email novo com a
sua cara @ymail.com ou @rocketmail.com.
http://br.new.mail.yahoo.com/addresses