aifia-pt - Re: [AI] Res: Personas

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Guilhermo Reis" <reis AT guilhermo.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Res: Personas
  • Date: Thu, 26 Jun 2008 13:44:49 -0300

Personas tem um papel importante de materializar uma entidade abstrata chamada público-alvo. Ao invés de falar do público classe A ou C, fala-se do João ou da Maria como se fossem pessoas reais.

Honestamente, pelo trabalho que dá para fazer, eu acho melhor usar personas não em um projeto isolado, mas na estratégia online de uma empresa, que envolve vários sites e ações por um período longo.

Abraços,

.................... Guilhermo

2008/6/26 Frederick van Amstel <usabilidoido AT gmail.com>:
> Não vi todo o material ainda, mas como o Fred falou, entendo que é uma
> técnica mais usada pra reforçar dentro da equipe o espírito do "user
> centered design" e fazer com que não percam o foco.
> No momento para a criação dos conceitos e definição da AI, vou me basear nas
> pesquisas mesmo.

Vale lembrar que personas também pode ser uma técnica interessante
para comunicar resultados de pesquisa, caso sejam dados quantitativos
ou caso os participantes da pesquisa não possam ser identificados.

Personas que não se baseiam em pesquisas rigorosas podem ser
manipuladas para defender pontos de vista, ou seja, dar uma maquiada
no "design centrado no designer". A Persona mais usada para esse
intuito é "minha mãe" ou "minha avó". Já ouviram frases do tipo? "Isso
aí nem minha mãe conseguiria usar!"

--
.
.{ Frederick van Amstel }. Curitiba ´´ PR

www.guilhermo.com