aifia-pt - Re: [AI] Vaga AI com experência em Eye-Tracking

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Frederick van Amstel" <usabilidoido AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Vaga AI com experência em Eye-Tracking
  • Date: Wed, 30 Apr 2008 13:18:55 -0300

> Será que os aspectos comportamentais, sociais , culturais do ponto de vista
> da psicologia, não merecem muito mais atenção, do que os aspectos de
> percepção fisica? O que acha Gawry, Fred ? =)

A percepção física está ligada a tudo isso. Ela é delineada pela
cultura e pelo comportamento da pessoa. O profissional atento para
esses fatores em experimentos usando eyetracking é valioso, porque
pode interpretar os resultados. Uma ferramenta de eyetracking não faz
nada sozinha, por isso o Douglas está procurando alguém que saiba como
utilizá-la nas rotinas produtivas de interfaces.

Entretanto, acho difícil encontrar um profissional com o perfil de
arquiteto da informação que domine eyetracking, porque testes e
experimentos em percepção não é seu foco. Isso está mais para
engenharia da usabilidade.

É muito mais fácil encontrar alguém da academia que tenha tido contato
com a ferramenta fora do Brasil. Douglas, sugiro postar na IHC-L:
ihc-l AT inf.ufrgs.br

Agora sobre a utilidade da técnica no processo de design, eu sugiro
dar uma lida nas discussões da lista IxDA, porque lá fora pessoal não
bota muita fé não:
http://www.ixda.org/search.php?tag=eyetracking

--
.
.{ Frederick van Amstel }. Curitiba ´´ PR