aifia-pt - Re: [AI] RES: RES: RES: RES: Resolução de tela

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Andre Malheiro" <andre.malheiro AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] RES: RES: RES: RES: Resolução de tela
  • Date: Fri, 4 Apr 2008 15:54:26 -0300

alexandre,

entendo a sua colocação, mas acho que não consegui expressar claramente a minha questão.

vou tentar de outra forma: um layout em 1024 é *melhor* que um layout em 800? isto é, a ponto de se avaliar se vale ou não a pena perder 2, 5 ou 20% do público?

tenho em mente o seguinte quando faço essa ponderação: um layout de 1024 pixels num notebook wxga de 12'' não é o mesmo do que 1024 px num monitor de 15 ou 17''. além disso, a partir de uma certa resolução, o usuário pode querer fazer outro uso do espaço adicional.

por exemplo, se o usuário te der 1680 px, vc vai usar todo esse espaço? é bem provável que um usuário não queira usar a janela do browser maximizada e que um outro queira usar essa alta resolução numa tela menor para ter mais definição na tipografia e facilitar a leitura. mil situações possíveis. mesmo no caso da intranet, embora a interface seja igual para todos, os usuários continuam não sendo iguais. one size doesn't fit all =D

então, pq não escolher uma referência de resolução para definir as proporções do layout (a referência seria pelo mínimo denominador comum, 800px) e deixar o usuário definir como (e em que dispositivo) quer ver a tela? com uma solução elástica (diferente da fluida) e uma proporção definida, a opção passa a estar na mão do usuário, onde sempre devia estar...

o que vc acha?

abraços.