aifia-pt - [AI] Boas vindas na lista e site oficial de AI - [era: Re: Resultado da pesquisa "Respostas na lista AI-pt"]

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Simone Freitas" <sfreitas AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: [AI] Boas vindas na lista e site oficial de AI - [era: Re: Resultado da pesquisa "Respostas na lista AI-pt"]
  • Date: Fri, 7 Mar 2008 13:38:06 -0300

Oi Daniel,

Por sabermos que o perfil de quem entra na AI-pt não é apenas de pessoas já familiarizadas com listas de discussão, todos que se cadastram recebem a mensagem de boas-vindas - o texto completo dela está no fim deste e-mail. Lá estão contempladas praticamente todas as questões que você levantou:

- algumas regras da boa e velha netiqueta (flames, propagandas e auto promoção)
- quando e porque responder uma mensagem diretamente ou para a lista
- o básico sobre o como uma lista funciona

Sobre "O básico sobre arquitetura de informação (bibliografia e links)"
Seria ótimo termos esse conteúdo - inclusive é pergunta recorrente aqui na lista, mas realmente não sei se o melhor lugar para ele é a mensagem de boas vindas, pois ela já é extensa e tenho minhas dúvidas se é lida integralmente ou mesmo se é aberta por quem a recebe.

Site oficial de AI - Brasil
Não seria o caso de o site oficial, enquanto está sendo planejado, ter uma versão light no ar, com esse conteúdo básico? Vários de nós temos referências básicas e pelo menos o conteúdo dessa página poderia ser elaborado colaborativamente.

Então poderíamos colocar o link para o site na mensagem de boas vindas. Assim quem está interessado na área de AI chegaria ao conteúdo básico seja através da lista, seja através do site. E, caso não conhecesse ainda a lista, poderia saber sobre ela no próprio site, sendo mais um canal de divulgação para ela, além do que já existe, no site do IAI Institute  (http://lists.ibiblio.org/mailman/listinfo/aifia-pt).

Bom, aguardo as opiniões de vocês. :-)

Um abraço,
Simone

**** Atual mensagem de Boas Vindas enviadas aos novos cadastrados na Lista AI-pt ****

Bem Vindo a lista de discussão AIfIA-pt AT lists.ibiblio.org!

Para postar nesta lista, envie uma mensagem para o endereço:

  aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Informações gerais sobre a lista de discussão podem ser encontradas
em:

Se deseja se desinscrever ou modificar suas opções (eg, mudar de/para
o modo digest, modificar a senha, etc.), visite sua página de
inscrição em:

  http://lists.ibiblio.org/mailman/options/aifia-pt/simonesfbr%40yahoo.com.br

Você também pode fazer tais ajustes via e-mail enviando uma mensagem
para:

  AIfIA-pt-request AT lists.ibiblio.org

com a palavra 'help' no assunto ou corpo da mensagem (não inclua as
aspas), e você receberá uma mensagem com instruções. Você deve saber
sua senha para modificar as suas opções (incluindo a própria senha) ou
para se desinscrever. Ela é:

[******]

Normalmente, o Mailman lhe lembrará de suas senhas em
lists.ibiblio.org uma vez por mês, mas pode desativar este recurso se
preferir. Este lembrete também inclui instruções de como se
desinscrever ou modificar suas opções de conta. Também existe um botão
em sua página de opções que poderá lhe enviar a senha.

Regras da lista

1. Seja educado e cordial

- Não diga nada que você não diria pessoalmente e não use palavras de
baixo calão.

- Não faça anúncios de ordem pessoal e não envie currículos para a
lista.

2. Respeite o tempo dos seus colegas

- Respeite o tema da lista, não mande mensagens que tratem de outros
assuntos. Evite (mesmo) as mensagens off-topics.

- Responda para a lista o que é de interesse comum. Para enviar
mensagem em pvt (private ou privada) lembre-se de trocar o endereço da
lista pelo da pessoa a quem deseja responder.

- Em público, responda com conteúdo: não envie à lista mensagens para
dizer "concordo plenamente", "é isso aí", "eu também quero",
"parabéns", "obrigado" etc.

- Utilize sempre os arquivos da lista (que ficam aqui:
https://lists.ibiblio.org/sympa/arc/aifia-pt/) para pesquisar se a sua
dúvida ou assunto já não foi discutido antes.

3. Não envie anexos, pois eles não são armazenados nos arquivos da
lista

Se necessário compartilhar arquivos relevantes às discussões sobre AI,
que sejam colocados em outros lugares e apenas referenciados na
mensagem à lista.