aifia-pt - [AI] Foco no prop贸sito

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informa玢o (em Portugu阺)

  • From: Ricardo Martins <ralexm AT terra.com.br>
  • To: aifia-pt AT lists.ibiblio.org
  • Subject: [AI] Foco no prop贸sito
  • Date: Thu, 15 Nov 2007 13:12:02 -0800

Olá Frederick,

Concordo com você que o "foco no usuário" é um termo vago e que constantemente é distorcido para atender os interesses conforme a conveniência.

Mais importante do que o "foco no usuário" é o "foco no propósito". Se o propósito da interface é atender aos interesses do cliente, mesmo contrariando aos objetivos do usuário, qual o problema nisso? O propósito pode ser justamente este, ou seja, ir contra o usuário, gerar repulsa, oposição, polêmica. Se o "mantra" "focado no usuário" tivesse que ser seguido a todo custo, eu nunca poderia criar uma interface que explorasse outro tipo de experiência, mais subjetiva e emocional, como um sistema que faça o usuário se perder "de propósito". Um exemplo disso seria um jogo, contendo enigmas a serem desvendados.

Essa história de focar "no usuário" me faz lembrar dos "designers de experiência", que se soubessem realmente o que é isso, se chamariam de "designers para experiência", visto que a experiência não tem como ser projetada, pois é algo individual, subjetivo e fora de controle. A experiência pode ser "influenciada" e não "projetada, controlada". Logo, não tem nexo usar esse termo "design de experiência".

Enquanto os profissionais não tiverem domínio sobre o próprio conhecimento, usando termos vagos e imprecisos, como eles esperam convencer um cliente a fazer algo que eles mesmos não entendem, ou sobre os quais tem dúvida?

Ricardo Martins - Designer e Consultor
Tel: +55 (41) 3229-7283 - Mob.: +55 (41) 8855-8007
Curitiba - Paraná - Brasil
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Pesquisador no Mestrado em Design - Universidade Federal do Paraná
Membro da Sociedade Brasileira de Design da Informação
Membro do Type Directors Club de Nova Iorque
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Site: www.designpravida.blogspot.com
Portfolio: www.koredesign.blogspot.com
Quando brinquei com esse clichê no EBAI, eu estava falando sério,
hehehe

O problema é que "foco no usuário" é vago demais. O que significa
estar focado no usuário? Fazer de tudo para que suas vontades sejam
satisfeitas? Projetar para suas características psicossociais? Tornar
as coisas que ele quer fazer mais fáceis? Defender a unhas e dentes
seus interesses junto a megacoorporações? Estar sempre pensando nele
durante um projeto?

Se você acha que sim a todas essas perguntas, comprova o que estou
afirmando: o mantra é tão vago que não ajuda muito.

Acho mais interessante focar na qualidade do produto ou serviço do que
nos seus consumidores ou usuários. Contato com usuários pode ajudar a
aumentar a qualidade do produto ou serviço, mas é apenas um meio para
se atingir outro fim. De nada adianta mil pesquisas se não há um
design criativo que catalize os resultados.
Também já estou de saco cheio desse negócio de "foco no usuário".
Frederick van Amstel }. Curitiba ´´ PR
¶ ...''''''''''|| www.usabilidoido.com.br
.
ICQ 60424910 / MSN e Gtalk usabilidoido AT gmail.com