aifia-pt - Re: [AI] Pós em em Arquitetura e Projeto na Era Digital

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Aline Araujo" <alininh AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Pós em em Arquitetura e Projeto na Era Digital
  • Date: Fri, 26 Oct 2007 18:15:08 -0200

Eu sei que o curso do Mackenzie não é um curso de Arquitetura de Informação, porém como eu disse no e-mail anterior, acho interessante por focar em Projeto.

Na minha opinião o Arquiteto de Informação está entre o engenheiro e o designer. Ele é responsável pelo projeto, e cabe a ele estruturar e organizar as informações. Eu uso como referência a divisão que GARRET faz para as fases do processo de um projeto.

Ele define que primeiro vem a parte de estratégia, depois o escopo que seriam definidas as características e as funcionalidades, a partir daí entra o arquiteto em "campo" com a estrutura, depois o esqueleto com a definição de interface e a superfície com a aparência dos elementos.

Essa é uma divisão dentro de um projeto, segundo GARRET e ao meu ver ter noção de tudo isso faz com que o arquiteto consiga estruturar melhor o que era um conceito e que agora vai virar realidade.

Bom gente é isso que eu penso a respeito. ;D

Bjs