aifia-pt - Re: [AI] Prototipação de aplicações ricas

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Juliana Gaiba" <julianagaiba AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Prototipação de aplicações ricas
  • Date: Tue, 23 Oct 2007 11:25:37 -0300

Olá Fábio,

Acredito que wireframes podem compor um protótipo navegável. Você pode simular uma interação através deles, seja colocando-os numa ordem que simule a navegação de um usuário, seja inserindo códigos de programação. Tanto o Visio quanto o Axure e até mesmo o PowerPoint proporcionam isso de forma rápida e fácil e acredito que o assunto já tenha sido razoavelmente discutido aqui na lista :)

Wireframe, como você mesmo disse, pode ser um rabisco rápido. Apesar disso, nada impede que apresente diferentes níveis de "abstração". Ele pode ser um rascunho feito a lápis numa folha de sulfite, assim como pode conter elementos gráficos –não sei se você foi ao EBAI, mas a Plena Consultoria apresentou um wireframe que era muito parecido com o layout final de um site. Tudo depende do propósito e do projeto e do prazo e do seu cliente. Existem os puristas, que acham que o wireframe não deve conter nada "decorativo", assim como tem gente que discorda disso. Eu acredito no bom senso.

Voltando ao dilema "protótipo x wireframe", pela minha experiência te garanto que muitas empresas sentem necessidade sim de experimentar um sistema em fase de wireframe e pra isso criam protótipos navegáveis baseados neles (nos wireframes). Posso dizer também que isso não é raro. Quando a navegação/interação é essencial, é muito mais prático testar isso com os códigos gerados quase que por "drag and drop" desses programas do que programar tudo e ver que tem um furo no meio do processo nessa fase. Talvez por você trabalhar com programação em cima de um PDF sua visão seja de um processo mais complexo, mas, repetindo o que já disse, alguns programas permitem que isso seja feito de forma rápida e facilmente atualizável caso haja alguma alteração.

Quanto a RIA, minha dúvida é qual a melhor forma de prototipar (aqui, leia criar uma seqüência navegável de páginas que sejam apenas estudos de uma interface, ou wireframes) transições e interações mais complexas. Sinto que os wireframes ainda não transmitem exatamente o que esse tipo de aplicação envolve –daí a minha questão, de saber se alguém aqui está trabalhando em algo desse tipo e que também tenha essa sensação. Quero saber se as pessoas que trabalham com isso investem mais pesado em especificações (nesse caso, se elas são efetivas ou não) e em novas metodologias.

[]'s