Gostei mesmo da analogia, isso facilita o modo de explicação... "cordão de lã pela floresta". Isso me ajudou a entender melhor o que significa - duvida sanada (obg mais uma vez).
From: tf.faker AT hotmail.com To: aifia-pt AT lists.ibiblio.org Date: Thu, 18 Oct 2007 22:12:15 +0200 Subject: Re: [AI] Bread-Crumb
Leonardo Cara esclareceu legal aqui na mente... obg.
From: leolouza AT hotmail.com To: aifia-pt AT lists.ibiblio.org Date: Thu, 18 Oct 2007 20:07:41 +0000 Subject: [AI] Bread-Crumb
Olá Everton,
Vamos ao que é um Bread-Crumb, vou explicar com as minhas palavras e espero te ajudar:
Bread-Crumb, Caminho-de-pão em português, é o nome dado para o "Esquema" criado para auxiliar um usuário durante a sua navegação por um Website ou sistema.
Funciona basicamente da seguinte forma: imagine que você está andando a pé pelo centro da cidade, você está no Teatro Municipal, imagine que por cada rua que você passa, você anota o nome delas em uma folha de caderno. Ao chegar na rua Santa Ifigênia, você talvez esqueça os lugares por onde você passou para chegar até lá, o caminho que você percorreu, o que você faz então? Você pega o seu caderno e irá ler:
" Teatro Municipal -> r. 24 de maio -> av. Ipiranga -> r Sta. Ifigênia "
Este é o Bread-Crumb do seu passeio pelo centro da cidade, com ele você sabe exatamente de onde veio e todos os lugares por onde você passou.
Dentro de um Website ou sistema, é exatamente igual. imagine um Website com 6 níveis de navegação (não aconselho muito a criar um site assim, mas a necessidade faz a solução), começando a navegar da Home Page até chegar a uma notícia, você percorrerá um loooooongo caminho, mais do que a sua memória poderá guardar.
A solução mais simples então, seria "anotar" para o usuário, o caminho que eles está percorrendo, para a hora que ele decidir voltar não ter problemas.
Eis que criaram o esquema do Bread-Crumb que transforma o histórico de navegação em algo simples e intuitivo:
" Home -> Notícias -> Esportes -> Fórmula 1 -> Temporada 2006 -> Página com a Notícia Completa "
Mas estamos falando de Internet certo? Evolução atrás de evolução. Então podemos melhorar ainda mais o esquema de Bread-Crumb? Claro! Porém nada muito complexo, basta fazer com que cada lugar que você tenha passado se transforme em um link, assim você clica e volta na hora para aquele lugar “anterior”.
Assim como nossos colegas disseram, Johnny e Mary consagraram o Bread-Crumb, mas na minha cabeça, ainda é a Emilia que desenrola o novelo de lã pela floresta para voltar em segurança para o sitio na hora do lanche, é claro, a versão brazuca da idéia é sempre mais gringa ;) pena que somos poucas Emilias e muitos Johnnys não é? Johnny Armless, ninguém aqui tem nada a ver com a sua dúvida, problema seu.
Abrasss e espero ter ajudado. E lembre-se tudo isso veio da minha cabeça e dos meus conceitos, não se surpreenda caso descubra que eu estou completamente enganado.
Leo Louza.
From: tf.faker AT hotmail.com To: aifia-pt AT lists.ibiblio.org Date: Thu, 18 Oct 2007 14:13:27 +0200 Subject: Re: [AI] esquemas de navegação
Simone Ja fiz o pedido... obrigado por indicar este livro, li a sinopse dele é realmente pareçe ser bomm.
Date: Thu, 18 Oct 2007 00:42:30 -0300 From: sfreitas AT gmail.com To: aifia-pt AT lists.ibiblio.org Subject: Re: [AI] esquemas de navegação
Everton,
Uma leitura básica para se familiarizar com esses conceitos de AI/Usabilidade é o "Não me faça pensar", do Steve Krug. Ele apresenta uma visão (bem) geral sobre vários aspectos de usabilidade (navegação, textos para web, testes simples etc.) e você vai ler rapidinho, pois o texto é muito divertido.
O único "senão" é a tradução para o Português, que teve a terminologia da área ignorada na 1ª edição, mas espero que tenha melhorado na 2ª.
Um abraço, Simone Freitas
Procure em qualquer página Web com protecção eficaz. Obtenha já o Windows Live Toolbar GRATUITO! Experimente já!
Conheça o Windows Live Spaces, o site de relacionamentos do Messenger! Crie já o seu!
O Windows Live Spaces já chegou! É fácil criar o seu próprio Web site pessoal. Veja só!
O Windows Live Spaces já chegou! É fácil criar o seu próprio Web site pessoal. Veja só!
|