Skip to Content.
Sympa Menu

aifia-pt - [AI] forum, lista e outros formatos

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

List archive

Chronological Thread  
  • From: "Andre Malheiro" <andre.malheiro AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: [AI] forum, lista e outros formatos
  • Date: Mon, 8 Oct 2007 12:13:22 -0300

aproveitando esse tópico dos fóruns, que tal se falássemos um pouco mais sobre a diferença de lista de email, fórum, wiki e blog, mas de um ponto de vista da arquitetura da informação?

vou dar um exemplo prático atual: trabalho numa empresa de TI e estamos com um projeto de iniciar um repositório de conhecimento, centrado num wiki.

o objetivo é que as informações específicas dos projetos e o aprendizado sobre os processos internos não fiquem soterrados no arquivo do email e em documentos dispersos. então, para o nosso objetivo, um wiki pareceu ser o obviamente adequado para que as equipes publiquem e consultem essas infos.

ainda assim, estamos avaliando que faltaria algo como um blog para certas pessoas-chave disseminarem um conhecimento que está fora do escopo dos projetos, mas que fazem o papel de dar uma perspectiva para a atuação da empresa e uma visão de mais longo prazo.

foi levantada ainda a possibilidade de, a essas duas ferramentas, acrescentarmos listas de email para acelerar a troca de informações em duas dimensões: entre equipes multidisciplinares de cada projeto e entre os grupos de pares da mesma especialidade técnica. possivelmente os consensos surgidos nessa discussão mais dinâmica da lista seriam sedimentados no wiki.

o recurso do fórum não foi cogitado, pq é visto aqui como um formato cujo benefício de servir de repositório de informações é superado em muito pelo wiki e que, de quebra, ainda traz como ônus o fato de que as informações relevantes estão armazenadas em meio à extensão de conversações inteiras e, muitas vezes, redundantes. numa lista de email, pelo menos, essa extensão da conversação é descartada à medida que os consensos vão se definindo, mas ainda assim é um formato que torna difícil a referência futura em outro contexto.

aqui na empresa não chegamos ainda a um consenso sobre esse conjunto de ferramentas, especialmente pq estamos avaliando o impacto desses procedimentos sobre o fluxo de trabalho.

alguém tem outra história ou comentários?



Archive powered by MHonArc 2.6.24.

Top of Page