aifia-pt - Re: [AI] CMS joomla

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "João Fanara" <fanara AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>, julius.cesar AT gmail.com
  • Subject: Re: [AI] CMS joomla
  • Date: Wed, 29 Aug 2007 20:59:53 -0300

Olá Julius,
Eu já usei muitos CMS, e hoje uso o Joomla e posso dizer que ele é muito estável e versátil.

Há CMS que funcionam como um "lego", é o caso do Drupal. Outros são no estilo "Playmobil" como Joomla (citei os dois por serem os mais usados Open Source).

Quanto mais granulado for o CMS, mais flexibilidade você terá no layout e menos simples para o usuário final ele será, como é o caso do Drupal. Eu adoraria usar o Drupal para os meus sites mas a comunidade de desenvolvimento do Drupal centraliza muito o seu trabalho no site deles, ou seja, toda vez que acontece um erro e você não acha no site dos caras, já era. O Joomla nesse ponto é diferente, qualquer erro que dá, você bota o erro no Google e alguém, em algum canto, já resolveu e colocou na web a solução.

O Joomla é um pouco duro quanto a arquitetura dele, ele tem o esquema de 3 níveis e não há sub-categorias. Mas.... já desenvolveram umcomponente que resolve este problema facilmente (DeepPocket). Outra limitação do Joomla é quanto aos grupos de usuários, é muito capenga. Nisso o Drupal mata a pau. Mas o Joomla tem uma enorme vantagem, a facilidade de mudança de layout e arquitetura por parte de um usuário leigo. Meia hora explicando o bicho conceitualmente e um tutorialzinho, pronto, o cliente está livre para refazer o site se ele quiser. E o Joomla aguenta o pau, impressionante como ele foi pensado em matéria de recursos.

Não dá para comparar o Wordpress que é um sistema de blog com o Joomla, são de categorias diferentes, mas ambos são bons.

Quanto ao Alfresco, olha, não considero ele CMS não. Ele está mais para GED tentanto se aproximar ao CMS mas ainda não está lá. Em java o que existe de melhor Open Source acho que é o InfoGlue, agora o bicho é extremamente complexo, uma interface tenebrosa e documentação caótica, na prática muitas empresas pegam estes softwares em Java, dão uma modificadinha, botam um selo e vendem bem caro para peixes grandes.

Agora, saindo dos CMS e indo para os sistemas de Portais, um que gosto muito é o StringBeans. Como ele trabalha no padrão JSR-168, ele pode ser acoplado facilmente ao Infoglue e ao Magnólia (CMS simples em Java) por exemplo. Acho que o que é são esses sistemas de portais, arquitetura orientada a serviços, fica difícil pensar diferente depois de fuçar elas. Estas são ideais para soluções de médio e grande porte.

abs
João Fanara
www.joaofanara.com