aifia-pt - Re: [AI] RES: RES: Qualidade em websites

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Marcelo Okano" <mhokano AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] RES: RES: Qualidade em websites
  • Date: Sat, 19 May 2007 09:50:43 -0300

André,

Eu acho que não é bem assim, eu já tinha aprendido que qualidade é uma
percepção que vem exclusivamente do cliente, veja este artigo:
http://www.via6.com/artigo.php?aid=6826

"Segundo Deming a Qualidade de um produto ou serviço apenas pode ser
definida pelo cliente. A Qualidade é, assim, um termo relativo que vai
mudando de significado à medida que as necessidades dos clientes
evoluem."

No entanto, concordo com este ponto de vista de que tudo fica
discutível se o próprio objetivo não é muito claro. De qualquer forma,
acho que dá pra concluir por tudo que foi falado o seguinte:

Dá pra dividir qualidade de website nestas linhas:

- Objetivo / Necessidade
Consiste na finalidade para qual o site foi construído e se ele atende
a necessidade de negócio da empresa/cliente. Tem a haver com as
métricas estabelecidas para tal. Se ele é um site de e-comerce, tem
que vender. Se ele é uma site promocional, tem que obter adesão,
cadastros, divulgar a campanha.

- Processo
Tem que ser construído seguindo boas práticas de desenvolvimento. Isso
envolve definir requisitos, planejamento, controle, gerenciamento de
mudanças, envolvimento do cliente, testes, garantia da qualidade e
etc... seguindo esta linha de desenvolvimento de softwares. Também tem
que terminar no prazo, custo e escopo definido, seguindo a linha do
PMBOK.

- Produto
O site tem que seguir os padrões do W3C, tem que ter boa usabilidade,
layout bonito, seguir o guideline da empresa (se houver), obedecer
restrições legais, acessível e e etc..

- Cliente
Encerrando, o cliente tem que perceber tudo isso como valor e gostar o
seu trabalho.

Bom, acho que é isso. Alguém tem sugestão para melhorar isso?

abs

Marcelo