aifia-pt - Re: [AI] Site de AI brasileiro (era Calendário de Eventos)

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Helio Costa" <helio.costa AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Site de AI brasileiro (era Calendário de Eventos)
  • Date: Mon, 30 Apr 2007 17:34:55 -0300

Eu ainda prefiro a criação de um portal de AI Brasil. Creio que este
seja o melhor caminho.

Não vejo nenhum site como referência de AI em português, por outro
lado vejo profissionais com uma alta capacitação e que estes possam
produzir ótimos conteúdos.

A questão do idioma também é fundamental para a popularização da área.

Em 30/04/07, Tatiane Viana<tatixorg AT gmail.com> escreveu:
Carol,

Segue respostas abaixo...

On 4/30/07, Carolina Leslie <carolinaleslie AT gmail.com> wrote:
> Oi Tatiane,
>
> Concordo com você, acho importante termos um site onde poderemos
concentrar todas as iniciativas relacionada à Arquitetura de Informação no
Brasil. Por acaso estava conversando justamente sobre isso como o Rodrigues
hoje mais cedo e ele sugeriu que a criação de um site como esse fosse um dos
objetivos do 1º Encontro Brasileiro de Arquitetura de Informação (sim, a
conferência foi batizada). Acho que poderíamos nos organizar para colocar um
esse site no ar na época do evento, cuja a data provisória é 27 e 28 de
outubro.

Humm...questiono esse ponto. Eventos são perecíveis, por mais que aconteçam
com frequência. Vejo o evento como um complemento do site e não como o site
em si. Se um dia o evento deixar de acontecer (por favor, todos cruzem os
dedos agora para que isso nunca aconteça) o site ficará meio sem sentido...

Enfim, vejo a conferência com um grande gerador de conteúdo, mas não como o
nome do site, pois podemos ir muito além no futuro, principalmente em
parceria com a AIFIA. :)

O que acham?

> Não acho que aproveitar a estrutura do IAwiki seja um boa idéia por várias
razões. Em primeiro lugar ele já está abandonado, quase nunca é atualizado e
não possui artigos recentes. Em segundo lugar temos a necessidade de ter um
site mais abrangente que um wiki. Fora isso, a mistura entre idiomas no wiki
não seria muito produtiva.

Concordo em gênero, número e grau. :)

> Por outro lado acho importante termos alguma relação com a IAI, mas sem
que ela restrinja o formato do nosso site. E já começo aqui a listar algumas
funcionalidades: calendário de eventos, diretório de profissionais, anúncios
de cursos, glossário, exemplos de documentação, um blog para
participantes...

Esse é o caminho...

> Bem, agora resta saber quem quer tocar essa iniciativa. =)

Minha sugestão é utilizarmos a metodologia Getting Real.

A metodologia torna o desenvolvimento menos doloroso e rápido. But...antes
de iniciar registro de dominio, hospedagem e processos, temos a etapa de
seleção de colaboradores para liderar o planejamento, desenvolvimento,
controle, publicação e manutenção do projeto.

Como podemos fazer isso?

Abs,

--------------------
Tatiane Viana
www.tatix.org

> bjs,
> Carol
> www.lulileslie.com

no Brasil. Agora temos lista de contatos, calendário de eventos, cadastro
para organização e participação de eventos e tudo mais, mas essas
informações estão armazenadas em locais diferentes que não "se conversam".

compartilhamento de informações, no entanto, não sei se o site da AIfia
seria este local. Lembro que na última conversa, o Guilhermo sugeriu
utilizarmos o www.iawiki.net. Se este for o local escolhido, precisamos
referenciar neste wiki a existência do calendário, agenda de contatos e
afins.

desvantagens de cada opção sugerida (wiki específico do Brasil, iawiki.net,
AIfia... e na sequência fazer uma enquete com todos participantes da lista.

Hélio Costa
11 9520-3063