aifia-pt - Re: [AI] Curso de AI - ECA - USP e lista sobre cursos

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Leonardo Oliveira <Leonardo.Oliveira AT ogilvy.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Curso de AI - ECA - USP e lista sobre cursos
  • Date: Mon, 22 May 2006 18:22:48 -0300

Pessoal

Concluí meu mestrado na ECA no mês passado. É verdade, não existe nenhuma disciplina ou curso de AI na escola.
O que fiz (e acho que a maioria faz) foi entrar num dos núcleos de pesquisa disponíveis e trabalhar um tema correlato à AI.

No meu caso, entrei na Faculdade de Jornalismo, na área de "Estudo dos Meios e da Produção Mediática", e desenvolvi um projeto de construção e  gerencimento de CMS para Jornais Digitais. Explorando, claro, muito dos conceitos da AI.

Não é o melhor dos mundos, mas é um começo. Minha orientadora, que é professora de jornalismo digital, percebeu que a AI pode cobrir uma lacuna no ensino do jornalismo para mídias digitais, oferecendo subvsídios técnicos (e não só conceituais) para que os alunos entendam como formatar a informação para os diversos fins.

Abraço

Leonardo Oliveira
Information Architect Supervisor
OgilvyOne, OgilvyInteractive
OgilvyOne Worldwide Brasil
+55 11 3024 9309
www.ogilvy.com.br

Luciano Ramalho <luciano AT ramalho.org>
Sent by: aifia-pt-bounces AT lists.ibiblio.org

22/05/06 18:08

Please respond to
Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>

"Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
cc
Subject
Re: [AI] Curso de AI - ECA - USP e lista sobre cursos

Como estudante de Biblioteconomia na ECA eu posso dizer que não existem
cursos de AI por lá. Aliás, a maioria dos professores de Biblioteconomia
não está minimamente interessada em nada que não tenha capa dura e uma
boa lombada para se colar uma etiqueta batida a máquina...

Mas, como toda regra tem suas exceções, agora que finalmente a ECA tem
pós-graduação em Ciência da Informação, é possível encontrar professoras
interessadas em orientar trabalhos de mestrado em Arquitetura da
Informação. A orientadora do Guilhermo, Profa.  Sueli M. Ferreira, é uma
delas. Outra seria a Profa. Marilda Lopes Ginez de Lara.

[ ]s
Luciano

Luciana Terceiro wrote:

>Oi Letícia,
>
>Quem pode te responder com mais propriedade é o Guilhermo, mas a ECA
>não possui nenhuma pós específica em Arquitetura de Informação. O que
>algumas pessoas têm feito é fazer a pós em Biblioteconomia, que possui
>uma linha de pesquisa mais próxima de AI:
>http://poseca.incubadora.fapesp.br/portal/docentes-pesq/docentes-cinf/
>
>atenciosamente,
>
>Luciana

Privileged/Confidential Information may be contained in this message. If you are not the addressee indicated in this message (or responsible for delivery of the message to such person), you may not copy or deliver this message to anyone. In such case, you should destroy this message and kindly notify the sender by reply email. Please advise immediately if you or your employer does not consent to email or messages of this kind. Opinions, conclusions and other information in this message that do not relate to the official business of the Ogilvy Group shall be understood as neither given nor endorsed by it.