aifia-pt - [AI] RES: RES: Programas

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Fabio Palamedi" <fabiosp AT rgm.com.br>
  • To: 'Arquitetura da Informação (em Português)' <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: [AI] RES: RES: Programas
  • Date: Fri, 19 May 2006 15:23:51 -0300

NA verdade Livia, eu tenho formação em design, no entanto, já tive um
contato bem amplo com programação e tecnologia. Quando eu crio os wireframes
de um projeto, ou rabisco os mesmos, uso o que aprendi em ambos cenários:

1- o cenário de implementação da tecnologia a qual estou desenhando um
wireframe:

O que estou desenhando, é realmente possível de ser feito, qual será o
esforço de programação por trás disso?

O que estou desenhando, poderá servir de guideline para a área de criação
ficar a vontade para criar uma interface agradável?

O que estou criando, possui uma consistência lógica de navegação e
usabilidade?

Baseado nisso, a minha sugestão de metodologia aqui no trabalho, foi a
seguinte:

1 - O analista de negócios, chega com o projeto
2 - O analista de sistema faz os UseCases e determina as regras de negócio
3 - Eu crio os wireframes, e gero uma documentação comum para duas equipes :
Criação e Desenvolvimento.

O que eu acredito que particularmente seja interessante nesse fluxo de
trabalho, é que ambas as partes, podem trabalhar simultaneamente, com a
mesma documentação. O resto, é adequação.

Para não ficar muito abstrato, vou encaminhar duas telas. Uma delas, é o
wireframe que eu criei no illustrator, e o outro, o layout criado pela área
de criação. Comentem também, por favor =)

Fabio Palamedi
Arquiteto de Informação \ Designer de UserInterface
RGM Informática Ltda.
(11) 3016-3555