aifia-pt - [AIfIA-pt] Dentro ou Fora? Urgente!

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Alex - W/DOT" <wdotsw AT yahoo.com.br>
  • To: Arquitetura da Informação em Português <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: [AIfIA-pt] Dentro ou Fora? Urgente!
  • Date: Thu, 27 Jan 2005 11:27:37 -0200

Olá,

Estou num dilema urgente! que talvez seja primário, devido à minha pouca experiência em AI, mas gostaria de compartilhar com vocês e ver o que você acham a respeito.

Tenho uma área administrativa de um site com várias seções: Imóveis, Notícias, Artigos....

Cada seção tem as opções:
- Inclusão
- Pesquisa
- Alteração
- Exclusão

Fico na dúvida entre:

1) Colocar no menu, somente as seções, e lá dentro o cara vê o que vai fazer, tipo

    - Imóveis
    - Notícias
    - Artigos

    Neste caso, a pagina inicial de cada seção teria uma busca e um botão para ir para um formulário de inclusão.

    Principais Vantagens que eu vejo nisso:

        - O menu fica menor, o que pode ser uma vantagem, principalmente quando se tem muitas seções
        - Indepedente de fazer Pesquisa, Alteração e Exclusão, o usuário irá fazer uma busca antes. Ou seja, o cara faz a busca, visualiza uma listagem com os resultados, e ai, vai escolher se quer visualizar, alterar ou excluir um determinado registro, Então, você aproveita um processo comum (a busca), para todas as opções, com exceção da inclusão.

    Desvantagens:

        - Se o cara for incluir um registro, terá que entrar na seção, e clicar em incluir. Ou seja, a pagina inicial de busca não ajuda em nada no caso de inclusão de registro

2) Fazer uma menu que mostre as opções de todas as seções direto, tipo:

    Imóveis
        - Inclusão
        - Pesquisa
        - Alteração
        - Exclusão

    Notícias
        - Inclusão
        - Pesquisa
        - Alteração
        - Exclusão

    Artigos
        - Inclusão
        - Pesquisa
        - Alteração
        - Exclusão

    Principais Vantagens que eu vejo nisso:

        - A INCLUSÃO, pode ser acessadas diretamente.
        - Fica claro pro usuário o caminho para a opção que ele deseja, mesmo que precedida por uma pesquisa.

    Desvantagens:

        - Com muitas seções, o menu pode ficar muito grande, dificultando a navegação
        - Das 4 opções de cada seção, 3 possuem um processo comum preliminar, a BUSCA, que será repetido nessas opções.

Gostaria de saber a opinião e a experiência que vocês tem com isso

Muito obrigado,

Alex